Com a queda dos casos de contaminação pela COVID-19 os brasileiros se encontram esperançosos para efetivamente vivenciarmos o fim da pandemia, mas outro vírus de importância tem chamada a atenção das autoridades de saúde no país: Os números de infectados pela varíola do macaco subiram mais de 60% na última semana de acordo com novos dados do Ministério da Saúde.
Oito semanas após o registro da primeira contaminação o número de casos confirmados subiu para 1.721, onde aproximadamente 1,3 mil são apenas no estado de São Paulo, sendo sucedido pelo Rio de Janeiro (190), Minas Gerais (75) e Distrito Federal (35).
A recomendação é que se evite o compartilhamento de materiais como copos, talheres e objetos de uso pessoal bem como o contato com pessoas que podem ter se infectado. A utilização de preservativos também é mencionada como forma de prevenção afinal estudos prévios apontam que a troca de fluídos como saliva, sangue, esperma e líquidos seminais são de alto potencial transmissivo.
O Governo Federal anunciou a compra de 50 mil doses de vacinas que serão destinadas a pessoas que tiveram contato com casos confirmados e profissionais de saúde.