8 em cada 10 famílias brasileiras estão endividadas, o maior patamar em dez anos

Imagem/Reprodução: FreePik

Uma nova pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) trás dados preocupantes a respeito da situação financeira dos brasileiros, onde o percentual de famílias com dívidas a vencer avançou 0,7% em julho e chegou a marca recorde de 78%, maior índice atingido em mais de dez anos de coleta de dado.

Segundo os dados do levantamento 29% dos entrevistados relataram que já possuem dívidas em atraso, onde impressionantes 85,4% revelam que estas elas estão concentradas nas faturas dos cartões de crédito. O órgão responsável pela pesquisa avalia que o mercado de trabalho tem visto grande aumento de contratações entre pessoas com menor nível de escolaridade e de maneira informal, o que trás dúvidas sobre a gestão das finanças pessoais. A elevada inflação também é dada como fator de forte impacto para o registro de tais índices.

A alta dos indicadores de inadimplência, após queda nos meses de abril, maio e junho, indica que as medidas extraordinárias de suporte à renda, como os saques extras do FGTS e a antecipação do 13º salário aos beneficiários do INSS, aparentemente tiveram efeito momentâneo no pagamento de contas ou dívidas já atrasadas, concentrado no segundo trimestre deste ano.

Neste cenário que de forte crise econômica que o pais se encontra cerca de 22% das famílias possuí mais da da metade da renda comprometida para o pagamento de dívidas, e tais endividamentos afetaram tanto entre os grupos mais ricos quanto entre os mais pobres.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas