De Beyoncé à Roberto Carlos: Músicas inspiradas em pais

Beyoncé junto de seu pai, Matthew Knowles | Imagem: Kevin Winter | Getty Images

É comum, no mundo das composições, surgir músicas e letras que sejam inspiradas em parentes ou pessoas queridas. Para celebrar o dia dos pais, reunimos algumas das canções criadas de filho para pai, como forma de homenagem.

Daddy Lessons, Beyoncé

Imagem: Columbia Records | Divulgação

A música “Daddy Lessons”, em que Beyoncé comenta sobre sua relação com o pai e composta por ela, junto do compositor Wynter Gordon, é uma das que mais chamou atenção no álbum – a carreia de Beyoncé mudou após ela dispensar o pai como empresário, em 2011. Ela nunca afirmou se a inspiração da letra foi seu pai, mas a canção fala sobre como ela aprendeu ser durona por conta do pai.

Essa não foi a primeira obra da cantora baseada em sua família. Formation, um dos seus maiores hits, fala sobre suas origens no refrão e Heated, do último álbum “RENAISSANCE” menciona seu tio Jonny, que faleceu em 1998.

Meu Velho, Meu Querido, Meu Amigo, Roberto Carlos

Imagem: CBS | Reprodução

Essa canção, do vigésimo álbum do cantor, lançado em 1979, foi em homenagem ao seu pai, Robertino Braga – e mostrada a ele nos seus últimos dias de vida, em janeiro de 1980. A música é recheada de elogios ao pai. Num dos trechos, diz: “Seu passado vive presente/Nas experiências contidas/Nesse coração consciente/Da beleza das coisas da vida/Seu sorriso franco me anima”

Três anos antes, em 1976, o cantor já havia composto uma música para sua mãe, intitulada “Lady Laura”, enquanto estava solitário em Nova York. Ela se foi em 2010, aos 96 anos.

Just The Two Of Us, Will Smith

Imagem: Youtube WillSmithVevo | Reprodução

A canção faz parte do primeiro álbum de estúdio do ator – que já era cantor antes desta carreira. A faixa de “Big Willie Style”, de 1997, foca na sua relação com o primeiro filho e sobre as responsabilidades na paternidade. Trey Smith, seu primogênito, aparece no videoclipe de Just The Two Of Us.

My Father’s House, Bruce Springsteen

Imagem: Columbia Records | Divulgação

O cantor estadunidense já mencionou muitas vezes, em suas canções, a turbulenta relação que mantinha com seu pai. Uma das mais memoráveis é a faixa “My Father’s House”, do álbum Nebraska, de 1982. Na canção, ele menciona sobre a tentativa de se reconectar numa relação que havia perdido com seu pai.

Espelho, João Nogueira

Imagem: EMI ODEON | Reprodução

Esse clássico do samba foi lançado em 1977, num álbum que leva o mesmo nome, e teve como base a história de vida de João. Narra a história de um jovem que perdeu o pai e que tenta seguir com a vida, apesar das frustrações, como no futebol – tudo isso para não desapontar seu pai.

É uma das músicas mais lindas feitas no Brasil, com uma das letras mais honestas e que vale se prestar atenção quando se toca. Seu filho, Diogo Nogueira, canta nos shows em homenagem ao seu pai, já falecido.

Pai, Fábio Júnior

Imagem: Som Livre | Divulgação

Para encerrar, tem que ser citado esse clássico de 1979 – que foi abertura da novela Pai Herói, da TV Globo. Fábio não teve uma boa relação com seu pai ao longo da vida, mas revelou que mostrou a seu pai antes dele falecer e que foi um grande momento entre eles.
Em 1996, ele aceitou ser protagonista de uma novela do SBT pelo protagonista ter o nome de seu pai: “Antônio Alves, Taxista”.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas