No dia 2 de setembro, o Amazon Prime Video fará histórica: colocará disponível a série mais cara já produzida no ar. “O Senhor dos Anéis” demorou cinco anos para ser produzida, além de ter custado US$1 bilhão de dólares (cerca de 5 bilhões de reais na cotação atual). O nível de detalhes e perfeição da série, diante do seu trailer e de tamanho investimento, é digno de cinema.
A obra, que já havia encantado o mundo quando foi adaptada para o cinema, era a última das grandes obras que ainda não havia sido explorada para o streaming – “Star Wars” e o universo “Marvel” estão no Disney+, “Star Trek” pelo Paramount+ e “Game Of Thrones” pelo HBO+. Jeff Bezos havia adquirido os direitos de “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, em 2017, por apenas US$250 milhões de dólares.
Preço esse que pode ser considerado pouco, quando se descobre que o livro é o quarto mais vendido do planeta, além de ser o mais vendido de ficção – a obra só perde para a Bíblia, o Pequeno livro vermelho e o Alcorão, respectivamente. A série, capa da revista “Time” desse mês, chega num momento em que o streaming tem diminuído o crescimento de assinantes e histórias de ação com piadas bobas tem protagonizado o audiovisual global. A revista teve acesso a dois episódios da série e a definiu como arrebatadora.
Os showrunners JD Payne e Patrick McKay lideraram nas propostas de ideias levadas a Amazon em 2018 para a adaptação dos livros como série. A dupla pensou numa série de 5 temporadas através do prólogo de “O Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel”, levando a 3 mil anos antes dos eventos principais de O Senhor dos Anéis. Diante de um orçamento exorbitante, eles parecem saber da sua responsabilidade:
“A Amazon está apostando muito em nós, que, de fora, podem não parecer a aposta mais segura”, diz Patrick McKay. “Isso é bom, eu acho. Contar histórias é muito seguro hoje em dia.”
A Amazon Prime faz bastante mistério sobre a série e, surpreendentemente, nada foi vazado até então – movimento raro para os dias de hoje. Em julho, a empresa lançou o tão aguardado trailer da série. Nele, pode se ver a jornada do, então, jovem Galadriel pela Terra Média, que é apresentada com certo detalhes – e mostrando a qualidade técnica impressionante registrada. Apesar da beleza e da tranquilidade de que a guerra acabou e todos estão seguros, um novo mal se ergue e pode dar fim a tudo. Confira o trailer: