Varíola dos Macacos: transmissão de donos para pets é possível

Crédito: OMS/ Divulgação

Foi detectado pela primeira vez um caso de varíola dos macacos em cachorro, o caso seria o primeiro envolvendo transmissão de humanos para animais. O cão começou a apresentar lesões 12 dias após os primeiros sintomas de seus tutores. Os donos tiveram o cuidado de manter o cachorro isolado de outros animais e pessoas porém afirmaram que dividem a cama com o animal. 

Pesquisadores realizaram teste de DNA para sequenciar a origem da cepa que mostrou 100% de compatibilidade entre o cachorro e um dos tutores que provavelmente também estava infectado. Até então a transmissão da varíola ocorria apenas entre animais selvagens.

“Dadas as lesões na pele e nas mucosas do cão, bem como os resultados positivos da PCR do vírus da varíola dos macacos de swabs anais e orais, hipotetizamos uma doença canina real, não um simples transporte do vírus por contato próximo com humanos ou transmissão aérea (ou ambos). Nossas descobertas devem estimular o debate sobre a necessidade de isolar animais de estimação de indivíduos positivos para o vírus da varíola dos macacos”

dizem os cientistas

Leia mais: Anvisa aprova vacina e medicamentos para Varíola dos Macacos

Total
0
Shares
Postagens relacionadas
Read More

Brighten Any Bad Day With These 21 Extremely Funny Animals

Lacus, quis aliquet odio bibendum non. Nam vitae libero mauris. Suspendisse vitae purus ligula. Morbi sed diam eget dolor posuere convallis vel vel nisl. Nulla sagittis efficitur ex, at sodales massa pulvinar a. Nunc quis lacinia eros. Fusce ac ipsum gravida, tristique sed felis augue dictum nec consectetuer quis. Elementum eu arcu nunc ornare aarcu.