Varíola dos Macacos: transmissão de donos para pets é possível

Crédito: OMS/ Divulgação

Foi detectado pela primeira vez um caso de varíola dos macacos em cachorro, o caso seria o primeiro envolvendo transmissão de humanos para animais. O cão começou a apresentar lesões 12 dias após os primeiros sintomas de seus tutores. Os donos tiveram o cuidado de manter o cachorro isolado de outros animais e pessoas porém afirmaram que dividem a cama com o animal. 

Pesquisadores realizaram teste de DNA para sequenciar a origem da cepa que mostrou 100% de compatibilidade entre o cachorro e um dos tutores que provavelmente também estava infectado. Até então a transmissão da varíola ocorria apenas entre animais selvagens.

“Dadas as lesões na pele e nas mucosas do cão, bem como os resultados positivos da PCR do vírus da varíola dos macacos de swabs anais e orais, hipotetizamos uma doença canina real, não um simples transporte do vírus por contato próximo com humanos ou transmissão aérea (ou ambos). Nossas descobertas devem estimular o debate sobre a necessidade de isolar animais de estimação de indivíduos positivos para o vírus da varíola dos macacos”

dizem os cientistas

Leia mais: Anvisa aprova vacina e medicamentos para Varíola dos Macacos

Total
0
Shares
Postagens relacionadas