Homem sem relações sexuais há meses contraí varíola dos macacos em festival de música

Imagem/Reprodução: iStock

Já é difundido que a varíola dos macacos é transmissível através de relações sexuais, troca de fluídos corporais e também do beijo, mas um novo caso trouxe alerta para a comunidade científica e institutos de saúde pelo mundo após um homem que não realizou qualquer atividade sexual há meses ser diagnosticado com a doença após participar de um festival na Europa.

A informação foi confirmada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, sendo este o primeiro caso registrado de infecção num ambiente ao ar livre. Os médicos destacam que o caso é raro por uma série de fatores, como por exemplo a ausência de sintomas comuns da doença como lesões na região genital ou no ânus.

“O principal fator foi contato próximo e não sexual com uma grande quantidade de pessoas em um evento ao ar livre” afirmam os pesquisadores da Universidade de Stanford, atentando-se que o controle epidêmico da doença pode depender do potencial de contágio em eventos similares. Desta forma, é recomendável redobrar o cuidado com superfícies de locais públicos e evitar compartilhamentos de objetos de uso pessoal como copos, talheres, escovas de dentes, óculos, pinças dentre outros acessórios do tipo.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas