Saiba como serão as entrevistas com presidenciáveis no Jornal Nacional

Imagem: Reprodução | TV Globo

Essa semana, o Jornal Nacional, da TV Globo, começa a tão aguardada entrevista com os candidatos a Presidente da República. As entrevistas terão duração de 40 minutos e conversarão com os 4 melhores colocados nas pesquisas de intenção de votos.

Segunda-feira a sabatina estreará com Jair Bolsonaro (PL), terça-feira será com Ciro Gomes (PDT), quinta-feira é a vez de Lula (PT) e sexta-feira se encerra com Simone Tebet (MDB) sendo sabatinada. Quarta-feira seria o dia de André Janones (Avante), mas o candidato abriu mão de concorrer em apoio ao Lula.

A sabatina cresceu em duração de tempo ao longo dos anos. Em 2018, por exemplo, foram 28 minutos de entrevista com os presidenciáveis. Esse ano, o JN aboliu uma das práticas que eram a de entrevistar candidatos a reeleição diretamente do Palácio do Planalto – como foi feito com Dilma Rousseff, em 2014. Segundo a equipe, a pratica foi abolida para que os candidatos sejam tratados em grau de igualdade.

Lula sabatinado pelo Jornal Nacional. Imagem: Reprodução | Globo

As sabatinas com os presidenciáveis no Jornal Nacional ocorrem desde 2002 e, ao longo dos anos, foi crescendo a duração das entrevistas. Em 2002, por exemplo, as entrevistas foram feitas do estúdio tradicional e tinham a duração de 10 minutos. A ordem das entrevistas, desde então, sempre foi definida em sorteio.

Segundo Matheus Leitão, da Veja, serão dois estúdios durante a semana. Dois jornalistas, Ana Paula Araújo e Hélter Duarte, apresentarão as notícias mais importantes do dia dos estúdios tradicionais, no Jardim Botânico, enquanto as entrevistas ocorrerão dos Estúdios Globo, em Jacarepaguá. Dois jornalistas responsáveis pela sabatina, que será comandada por William Bonner e Renata Vasconcellos, estarão a postos em preparação para as entrevistas com os presidenciáveis – que deve começar as 20h30, no horário de início do JN.

Além da sabatina, o Jornal Nacional estreará uma série de reportagens especiais sobre a Constituição Brasileira na próxima semana, a partir do dia 29. Inclusive, as matérias especiais são uma das justificativas que explicavam a ausência frequente dos titulares do JN nos últimos meses. Confira abaixo o teaser da série preparada pelo JN:

Total
0
Shares
Postagens relacionadas