Anvisa aprova vacina e medicamento contra Varíola dos Macacos

Imagem: Phil Nijhuis | ANP | AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com base nos dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA), aprovaram a liberação do uso do medicamento tecovirimat e da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos (monkeypox).

A dispensa temporária e excepcional é aplicada apenas ao Ministério da Saúde, com validade de seis meses – se não for revogada pela Anvisa. Segundo a OMS, o imunizante já está aprovado no Canadá, nos EUA e na União Europeia.

O medicamento Tecovirimat tem a concentração de 200 mg, na forma farmacêutica cápsula dura, uso oral, prazo de validade de 84 meses e indicado para o tratamento de doenças causadas por Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.

Já a Vacina Jynneos/Imvanex é um imunizante da empresa Bavarian Nordic A/S, fabricado na Dinamarca e Alemanha. Vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.

Sobre a doença no país, segundo o Ministério da Saúde, tem mais de quatro mil casos registrados – de casos suspeitos, era de 4.653. Até um momento, o país tem apenas uma morte registrada pela doença.

“Na América Latina em particular, a conscientização insuficiente e falta de medidas de saúde pública estão se somando com uma falta de acesso às vacinas para combater as chamas do surto”, comenta Tedros Adhanom, presidente da OMS.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas