Em depoimento à revista Piauí ao jornalista João Batista Jr., o cineasta Fernando Grostein Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, revelou que foi vitima de estupro duas vezes.
A primeira vez que Fernando foi vítima de violência sexual ocorreu quando ele tinha 14 anos, um pouco após uma reportagem em que falava sobre seu amor por flores ter ido a público pela imprensa. “Eu era um adolescente com traços bastante andróginos. Quando eu tinha 14 anos, durante uma festa em uma boate, homens me seguraram à força e penetraram meu ânus com o dedo. Desde então, passei a anular o meu modo de ser: empostava a voz, para fazê-la mais grossa, e me reprimia na hora de caminhar, para parecer mais masculino.”, confidenciou Grostein a revista Piauí.
O cineasta prosseguiu falando sobre como a matéria que ele escreveu, nos anos 90, afetou a sua vida pessoal. “Foi uma matéria linda sobre um menino que cultivava plantas para escapar da dor do luto. Fiquei feliz e orgulhoso, mas houve um efeito colateral. A reportagem virou a minha vida de ponta-cabeça. Passei a ser chamado de ‘florzinha’ na escola. A minha voz e meu jeito de andar foram alvos de piada.”
A segunda vez que sofreu a violência, foi aos 28 anos. Mesmo após 13 anos do caso, o cineasta não consegue falar sobre o episódio. Ele revelou, também, que sofreu assédio sexual, aos 17 anos, após ser forçado por amigos em perder a virgindade com uma mulher. “Na juventude, amigos me forçaram a transar com uma mulher que havia posado para a Playboy. Foi quando perdi a virgindade, aos 17 anos. A homofobia pode ser tão cruel que é capaz de tirar o direito de a pessoa ter sua primeira relação sexual de maneira privada, com quem deseja e escolheu de verdade”, desabafou Fernando.