Morre, aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II

Imagem: Dominic Lipinski | AFP

Faleceu hoje (08/09) a monarca do Reino Unido, Elizabeth Alexandra Mary, popularmente conhecida como Rainha Elizabeth II. Ela tinha 96 anos e morreu no palácio de Baltmore, na Escócia, em sua residência de verão, aonde passava férias desde 21 de julho.

Ela estava cercada de médicos e familiares, que foram imediatamente até a Escócia após saberem do estado delicado da monarca. Nesta manhã, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado afirmando preocupação com seu estado de saúde: “Após uma avaliação nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde da Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral”.

A rainha Elizabeth II estava no poder do Reino Unido há 70 anos e vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, desmarcando ou adaptando uma série de eventos oficiais – como a posse da atual primeira ministra britânica, Lis Trus, transferida do palácio de Buckingham para o palácio em Baltmore.

A monarca, além de ser a mais duradoura da história do Reino Unido e a segunda de toda a história, também é uma das mais amadas. Discreta nas aparições públicas e entrevistas, Elizabeth foi um símbolo de estilo e empoderamento feminino nas últimas décadas. Uma das lembranças mais marcantes é a sua apresentação nas Olimpíadas de Londres, de 2012, em que ela “desce de paraquedas” com James Bond, interpretado por Daniel Craig, no Estádio Olímpico de Londres.

Após sua partida, a monarquia britânica será liderada por Charles, seu filho mais velho. O príncipe de 73 anos possui baixa aprovação entre os súditos – há cerca de 42% de opiniões positivas, diferente dos 75% da mãe. Para Pauline Maclaran, professora de pesquisas sobre marketing e consumo na Royal Holloway, da Universidade de Londres, não será uma tarefa fácil para Charles assumir o reinado: “Será difícil preparar os súditos para seu reinado iminente. Sem a popularidade da mãe ou do filho mais velho, Charles vai enfatizar a marca da família real para garantir que William e sua mulher, Kate Middleton, possam brilhar e ganhar mais responsabilidades, o que já começou a acontecer”.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas