No ar desde o dia 22 de agosto, Mar do Sertão vem encantando os fãs da faixa das 18h da TV Globo. A trama vem mantendo a audiência da faixa, que foi recuperada por sua antecessora, Além da Ilusão. Além de manter, a trama também elevou os índices do horário: Com a mesma quantidade de capítulos exibidos, Além da Ilusão acumulava 17 pontos de média, enquanto Mar do Sertão já acumula 20.
Além da boa audiência, a trama vem sendo aprovada pelo público, e estes fatores foram cruciais para que a Globo decidisse esticar a trama em três semanas. Prevista para ir ao ar com 167 capítulos, ela irá se findar com 185. A previsão é que se encerre no dia 24 de março de 2023.
O clima que os espectadores sentem diante da história, é justamente porque salta a tela: Conforme informou Patrícia Kogut, o clima nos bastidores é de plena harmonia entre a equipe.
No elenco, nomes como Isadora Cruz, Sérgio Guizé, Renato Góes, José de Abreu, Enrique Diaz, Deborah Bloch, Tardelly Lima, Cyria Coentro, entre outros.
A autoria da novela é de Mário Teixeira, que no ano passado assinou a aclmada série “Passaporte pela liberdade”, que narrava a história de Aracy de Carvalho, a brasileira que arriscou a própria vida para salvar judeus do regime nazista durante a segunda guerra.
SINOPSE*
A pequena cidade de Canta Pedra, no Nordeste brasileiro, é um lugar que, segundo contam, já foi mar e virou sertão. É nesse ambiente que desenrola do triângulo amoroso vivido por Candoca (Isadora Cruz), seu grande amor Zé Paulino (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes). Também está em foco o poder dos coronéis, principalmente se nas mãos deles estiver o bem mais precioso da região: a água.
Candoca e Zé Paulino estão noivos. O problema é que o coronel Tertúlio (José de Abreu), dono da Fazenda Palmeiral, dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até uma outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada. Enquanto isso, Tertulinho, filho do coronel, retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital.
Ao reencontrar Candoca, o encantamento de Tertulinho é imediato. Mesmo quando fica sabendo que ela é noiva de Zé Paulino, Tertulinho ainda tenta dar suas investidas. É aí que o destino vai agir. O coronel Tertúlio avisa que o filho deve acompanhar Zé Paulino, mas uma forte chuva durante a viagem provoca um acidente: Tertulinho consegue se salvar, enquanto Zé Paulino é dado como morto.
Quando dez anos se passam e Zé Paulino retorna mais vivo do que nunca a Canta Pedra, a vida de todos os moradores da pacata cidade é afetada, principalmente a de Candoca, que casou-se com Tertulinho. Os dois ficam entre o dilema de viver o que sentem ou deixar que a mágoa fale mais alto. Zé Paulino ainda deseja fazer justiça e mudar a configuração de poder da região.
Quem também tem o destino transformado pela volta de Zé Paulino é Timbó (Enrique Diaz). Sobrevivente da seca e da vida agreste que o povo da região está condenado há gerações, ele enfrenta todas as dificuldades levando a vida com bom humor, criatividade e um pouco de malandragem. Até que o retorno do amigo que ele acreditava estar morto muda esse cenário.
*Com informações de Teledramaturgia.