Luísa Sonza utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (05), para divulgar uma retratação judicial onde se desculpa após ser acusada de injúria racial. A cantora, até então, respondia um processo movido pela advogada Isabel Macedo de Jesus que o acusava por ter sido confundida com uma garçonete ao passar do lado da cantora.
No texto divulgado, ela assume o episódio a qual denomina de racismo estrutural: “A maneira com que me dirigi a sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção”, escreveu a cantora no Twitter.
“Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural.” acrescentou.
O caso
O processo, aberto em de 2020, afirma que o o episódio aconteceu em 22 de setembro de 2018, em Fernando de Noronha. Por conta da situação, Isabel abriu um processo por injúria racial contra a cantora pedindo uma indenização de R$ 10 mil por danos morais e uma retratação pública.
Anteriormente a artista já havia se pronunciado oficialmente, onde afirmou que buscaria resolver a situação de forma amigável. O caso também obrigou a artista a adiar a sua turnê, que tinha show marcado em São Paulo.
“Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim.”, afirmou a cantora, que continuou:
“Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas à questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia. Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não. Por isso, a minha decisão é solicitar uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela Autora.” finalizou o comunicado na ocasião.
*Com colaboração de Gabe Brandão