Com as eleições encerradas neste domingo (30), e a declaração da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, derrotado na eleição, não se pronunciou até esta terça-feira (01), em que concedeu uma coletiva de imprensa, após 44 horas em silêncio.
A coletiva aconteceu as 16h37 da tarde e a imprensa presente não pode fazer perguntas. O pronunciamento, que durou menos de três minutos, ele agradeceu os votos, disse que sempre “jogou nas 4 linhas da constituição” e se posicionou contra o vandalismo nas ruas.
Além disso, disse estar indignado e se sentindo injustiçado neste momento. Jair Bolsonaro se tornou o primeiro Presidente da história do país a tentar e não conseguir se reeleger, desde que essa possibilidade foi implementada na democracia brasileira.
Durante seu pronunciamento, não citou e nem parabenizou, Lula – algo inédito desde a redemocratização. Também não houve uma declaração se ele aceitará o resultado das eleições, apesar de ter dado a entender.
Após sua declaração, Ciro Nogueira, Ministro da Casa Civil, afirmou que o processo de transição será iniciado, por ter sido assim autorizado por Jair Bolsonaro.
Confira o pronunciamento completo do atual Presidente da República: