Desde que foi eleito, o presidente eleito Lula deseja fazer algumas alterações na máquina estatal. Entre elas, uma das mais significativas é na TV Brasil, emissora mantida pelo Governo Federal.
A TV Brasil foi criada em 2007, no segundo mandato de Lula enquanto presidente. Sua intenção, na qual pretende retornar no novo mandato, era de transformar a TV Brasil numa referência de TV pública para o mundo, assim como a BBC, emissora britânica, é considerada.
Para ele, a característica governista implementada na emissora durante o governo de Jair Bolsonaro, foi uma grande frustração, segundo o site NaTelinha. Em questão de nomes para comandar a emissora, Lula pensa em jornalistas conceituados, alguns com experiências em administração televisiva, como Juca Kfuri, José Trajano, Leandro Demori, Cristina Serra e Helena Chagas.
Quais seriam essas mudanças?
Seria abolido a prioridade de mostrar serviços do Governo Federal, como inauguração de obras ou ordens de ministros ou do presidente. A nova programação seria voltada a uma modernização da emissora.
Pautas como o mundo dos games e espaço para minorias seriam priorizados, assim como programas para jovens e documentários. Essas mudanças serão implementadas a partir de 2023.
Provavelmente, após março, quando o atual diretor presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Glen Lopes Valente, escolhido pelo atual presidente, sairá do cargo.