GRAMMY 2023: Relembre alguns dos momentos mais memoráveis das edições desta década da premiação

Foto: Reprodução/Grammy

A princípio, a jornada do Grammy 2023 se iniciará oficialmente na terça-feira (15), com as indicações oficiais dos artistas às suas categorias submetidas previamente. Artistas como Beyoncé,Taylor Swift, Bad Bunny, Nicki Minaj e a brasileira Anitta, são alguns dos nomes que submeteram seus trabalhos à premiação. 

Com isso, nós do Update Charts, separamos cinco momentos memoráveis da premiação na última década para refrescar sua memória enquanto aguardamos a edição de 2023.

  1. Billie Eilish levando o Big Four, as quatro categorias mais importantes do Grammy 2020;

Em 2020, seu primeiro ano de indicações ao Grammy, Billie Eilish leva para casa cinco estatuetas. O famoso “Big Four”, como é chamado o conjunto das quatro principais categorias da premiação (Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação) é o momento mais esperado da noite pelos espectadores e quem levou foi Billie. Em síntese, a cantora levou para casa os prêmios de Álbum do Ano e também o Álbum Pop com o “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, e sua música “bad guy” premiada como Música e Gravação do Ano. Billie também ganhou a estatueta de Artista Revelação da edição. 

  1. Em 2021, Beyoncé se tornando a artista feminina mais premiada dentro do Grammy;

Beyoncé está marcada na história do pop por diversos motivos e com inúmeros feitos, inclusive, sendo a mulher mais premiada da história do Grammy Awards. Em 2021, a cantora levou mais quatro estatuetas para casa. Melhor Clipe, Melhor Canção de Rap, Melhor Performance de Rap e Melhor Performance de R&B foram as categorias que fizeram Beyoncé bater esse recorde. Dessa forma, a cantora está ao lado de Quincy Jones, que também tem 28 Grammys, e abaixo do maestro húngaro Georg Solti, que possui 31 estatuetas.

  1. Dua Lipa quebrando a maldição de Artista Revelação em 2019;

A lenda do Best New Artist surgiu em 1990 porém, se consolidou na última década. Artistas como Alessia Cara, Chance The Rapper e Meghan Trainor são alguns dos nomes que venceram a categoria e nos seus trabalhos posteriores não foram tão bem quanto o esperado. Alguns artistas conseguiram burlar esse feito, porém, nunca consecutivamente. Contudo, em 2019, Dua Lipa leva para casa a estatueta por Artista Revelação e, no ano seguinte, Billie Eilish acabou também vencendo a categoria. Ambas receberam indicação em outras edições da premiação.

  1. Lady Gaga e Ariana Grande se tornando o primeiro duo feminino à ganhar a Melhor Performance em Dupla ou Grupo;

Em 2021, as cantoras Lady Gaga e Ariana Grande fizeram história ao serem anunciadas como vencedoras da categoria Melhor Performance em Dupla ou Grupo com a música “Rain on Me”. Até então, nenhuma colaboração feminina havia levado essa categoria. 

  1. Taylor Swift recebendo seu terceiro prêmio de Álbum do Ano, tornando-a a artista mais premiada na categoria.

Taylor ganhou seu primeiro Álbum do Ano em 2009 com seu segundo álbum de estúdio, “Fearless”. Em 2016, a cantora levou novamente o prêmio com seu quinto álbum, “1989”. E, quebrando recordes, em 2021, Taylor leva sua terceira estatueta de Álbum do Ano com “Folklore”, seu oitavo álbum de estúdio. Sobretudo, além de ser a única artista a conseguir esse feito, existem duas curiosidades sobre seus prêmios: além de possuir três Álbuns do Ano, Swift utiliza um gênero musical diferente em cada um deles e cada um deles tendo seu lançamento realizado em três décadas diferentes (Fearless: 2008, country; 1989: 2014, pop; Folklore: 2020, folk).

Por fim, a 65ª edição da premiação ocorrerá no dia 5 de fevereiro.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas