A Copa do Mundo 2022, sediada no Qatar, começou hoje e, como tradição, houve a cerimônia de abertura. Passando a mensagem de inclusão, a cerimônia reuniu nomes do país sede e conhecidos do grande público.
A cerimônia ocorreu no estádio Al Bayt, por volta de 12h (horário de Brasília). Unindo culturas, contou com o ator estadunidense Morgan Freeman, o cantor sul-coreano Jeon Jung-kook e o empresário catarense Ghanim Al Muftah – que também é embaixador do mundial.
Além deles, também teve mascotes de todas as copas como Zakumi, da Copa da África do Sul de 2010 e o Fuleco, do Mundial de 2014 no Brasil – além do La’eeb, mascote da competição deste ano, que foi projetado a 20 metros do chão pelo estádio. A abertura contou com um mashup com diversas músicas de copas passadas, como “Waka-Waka” e “We Are One”.
Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar, discursou na abertura da competição. Confira o que ele disse:
“Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Nós trabalhamos e fizemos os esforços para garantir o sucesso dessa edição da Copa. Nós investimos para o bem de toda a humanidade.
Finalmente chegamos ao grande dia, o dia da abertura, um dia esperado por muita gente. E durante 28 dias, o mundo todo vai acompanhar essa festa do futebol internacional, nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam diferentes, nacionalidades diferentes, culturas diferentes, orientações diferentes, vão se reunir no Qatar, e todos os continentes vão se reunir no nosso país.
Que beleza, juntar essas diferenças todas, essa diversidade toda para reunir todo mundo aqui. Desejo a todas as seleções muito sucesso e espírito esportivo elevado. Para todos vocês, meus desejos de felicidade e que aproveitem essa Copa. Bem-vindos a Doha.”