Especial Consciência Negra: 4 filmes brasileiros que falam sobre racismo

Imagem: Divulgação

Dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra e diversos filmes brasileiros já trataram sobre o tema na telona. Por isso, separamos alguns filmes que falam sobre o tema para se conhecer:

Medida Provisória (2020)

Dirigido por Lázaro Ramos, a ficção distópica trás uma reflexão sobre racismo. No enredo do filme, os negros são “convidados” a voltarem para o continente africano depois de uma ordem do governo, que despreza minorias. O filme tem no elenco nomes como Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch. Está disponível no Globoplay.

Cores e Botas (2010)

O filme curta-metragem conta a história de Joana, uma menina que sonha em ser paquita do “Xou da Xuxa”, programa infantil dos anos 80. O drama faz uma critica ao fato do programa, o mais popular entre as crianças daquele período, nunca ter tido uma assistente de palco negra. O curta está disponível gratuitamente no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=_nVvCt3EGqs

M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (2019)

Dirigido pelo cineasta Jeferson De, é contado a história de Maurício estudante de medicina de uma Universidade Federal. A história começa quando ele conhece M8, cadáver que serve de estudo para a sua turma na primeira aula de anatomia, e ele percebe que todos os cadáveres do laboratório da universidade são negros. O filme está disponível na Netflix.

Branco Sai, Preto Fica (2014)

Nesta critica social de forma documental, é acompanhado a vida de dois negros que tiveram a vida marcada por um tiroteio de baile funk – tendo um homem do futuro investiga o racismo estrutural e a responsabilidade estatal do episódio. Está disponível na Netflix.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas