Há 1 ano, a música brasileira se tornou mais triste com a morte de Elza Soares, uma das maiores cantoras da história do Brasil. Em sua homenagem, reunimos algumas das curiosidades acerca da vida pessoal e profissional da artista.
Casamento e gravidez jovem
O seu sobrenome artístico da cantora foi herdado de seu primeiro marido. Elza se casou aos 12 anos, sendo obrigada pelo pai. Aos 13, se tornara mãe. Aos 21 anos, já havia sido viúva – e, a partir então, ter conseguido se dedicar a música, que sua família reprovava. Dois de seus filhos, na década de 50, chegaram a morrer de fome.
Planeta fome
Aos 13 anos, na época em que foi mãe, se apresentou escondida na Rádio Tupi – na década de 40. Por estar com roupas remendadas por alfinetes, sofreu o deboche do apresentador Ary Barroso, que perguntou: “De que planeta você veio?”, que foi respondido: “Do planeta fome”. A cantora, após cantar “Lama”, o apresentador declarou: “Nesse exato momento, acaba de nascer uma estrela”.
Garrincha
Como está bem retratado no documentário do Globoplay, o grande amor da vida de Elza Soares foi Mané Garrincha. Se relacionaram ainda quando o jogador era casado, sofrendo preconceitos e ataques da mídia – sendo cantados na música “Eu Sou a Outra”. Durante a ditadura, tiveram que se exilar na Itália, após metralharem a casa em que moravam.
Problemas
Com Garrincha, ela passou por maus bocados. O atleta tinha problemas com o álcool que, durante a direção, matou a mãe de Elza ao bater o carro. Além disso, a cantora afirmou ter sofrido violência doméstica nas mãos dele – que morreu um ano após o divórcio, em 1983, de cirrose.
Premiada
Em 1999, foi eleita a cantora do milênio pela BBC. Em 2003, foi indicada ao Grammy Latino por “Do Cóccix ao Pescoço”. Um dos seus últimos trabalhos foi “A Mulher do Fim do Mundo”, primeiro álbum de músicas inéditas de sua carreira – e o mais premiado, ganhando um Troféu APCA, Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira.
Carreira
Elza teve mais de 60 anos de carreira e gravou mais de 120 discos, entre autorais e participações. Foram 33 álbuns de estúdio, 4 álbuns ao vivo (sendo o primeiro em 1999) e 8 coletâneas de música – sendo o primeiro em 1978 e a segunda, 16 anos depois.
Elza e filhos
Elza teve sete filhos e teve que velar 4 filhos ao longo de sua vida. Dois por fome, um por acidente de carro e outro por infecção urinária. A canção mais impactante do seu repertório é “Meu Guri”, que emocionava todos que escutavam. Confira uma das performances: