Em 1 ano, Globo recupera a liderança nas tardes

Logo da TV Globo. (Imagem/Divulgação)

Nos últimos anos, a TV Globo teve grandes dores de cabeça com o seu horário da tarde. Na ocasião o Vídeo Show e o Vale a pena ver de novo começaram a perder audiência, e mudanças precisaram ser feitas.

Programação da TV Globo – Tarde (2013)
13h20 – Jornal Hoje
13h50 – Vídeo Show
14h35 – Vale a pena ver de novo
16h15 – Sessão da Tarde
17h55 – Malhação
18h25 – Novela das 18h
O casal Dafne e Gabriel, protagonistas da novela Caras e Bocas. | Reprodução/TV Globo

Primeiro, em 2014, quando a sessão de reprises teve seu horário trocado com a Sessão da Tarde. Caras e Bocas foi a primeira trama a estrear em novo horário, chegou a enfrentar turbulências com a audiência, mas entregou uma média geral de 14 pontos, ante uma meta de 15. A estratégia da emissora funcionou, e a partir de 2015, a audiência da faixa passou a subir.

Em seguida, outra medida tomada pela emissora, foi o encerramento do Vídeo Show. O programa que contava os bastidores da TV, perdia constantemente para o Balanço Geral, o que acarretou o seu fim em 2019. Para tapar o buraco na programação, a Globo passou a reprisar “O Álbum da Grande Família”, enquanto a Sessão da Tarde passou a ser exibida mais cedo, após o Jornal Hoje.

Já em 2022, o canal decidiu por fim em Malhação, após 27 anos da série no ar. O principal motivo foi a instabilidade da audiência.

Programação da TV Globo – Tarde (A partir de 31/01/2022)
13h25 – Jornal Hoje
14h45 – O Cravo e a Rosa
15h30 – Sessão da Tarde
17h – Vale a pena ver de novo
18h25 – Novela das 18h

Reprise salvou a grade

A mudança na grade da emissora foi devido as sucessivas percas de audiência que o Jornal Hoje tinha ao enfrentar o Balanço Geral, da Record. O policialesco comandado por Reinaldo Gottino, por muitas vezes chegou a liderança, como também tirava da Globo pontos de audiência. Foi então que a líder de audiência precisou agir, colocou O Cravo e a Rosa – novela fenômeno de Walcyr Carrasco – para enfrentar Gottino, e obteve excelentes resultados.

O casal Petruchio e Catarina roubou a cena mais uma vez, na terceira reprise de O Cravo e a Rosa na tela da Globo. | Reprodução/TV Globo

Em alguns dias, O Cravo e a Rosa chegou a anotar entre 17 e 18 pontos na sua reta final, dobrando a audiência no horário. A trama, que reestreou na grade da emissora em 6 de dezembro de 2021, isolou a Globo na liderança, e desde então o Balanço Geral viu a sua audiência definhar, marcando entre 5 e 6 pontos. O programa quando estava no auge, registrava entre 8 e 10 pontos.

Problema no fim das tardes

Desde 2014, o vale a pena ver de novo passou a iniciar às 16h45, e a mudança surtiu efeitos positivos na audiência. Mas, com o início de Ti Ti Ti, a emissora passou a ter problemas para vencer a barreira dos 14 pontos de audiência, ante uma meta de 15. Ti Ti Ti oscilou os números da faixa, que vinha em alta desde janeiro de 2019, devido as acertadas escolhas de reprises. A situação também respingou sobre O Clone, sua substituta na faixa. O Clone estreou com a intenção de elevar os números da faixa, e a partir de janeiro de 2022, começou a oscilar entre 14 e 16 pontos.

A Globo, seguiu acreditando que uma mudança era necessária, principalmente porque Malhação não conseguia entregar em alta para a novela das 18h, mesmo recebendo números satisfatórios da reprise.

A trama épica, o amor de Jade e Lucas, os personagens populares, além da cultura árabe de O Clone, foram motivos suficientes para fisgar o público de volta. | Reprodução/TV Globo

A solução, foi por um fim na trama teen, e a reprise das novelas entrar na programação 15 minutos mais tarde. A estratégia surtiu efeito, O Clone subiu os números da emissora, e auxiliou também Além da Ilusão, novela das 18h que tinha como missão elevar a faixa.

Após as últimas mudanças, o Vale a pena ver de novo se manteve na liderança isolada, e as sucessoras de O Clone – A Favorita e O Rei do Gado – tem elevado os números e mantido a preferência no horário.

O triângulo amoroso formado por Joaquim, Isadora e Davi em Além da Ilusão, foi um dos pontos altos da trama, que reergueu a audiência do horário das 18h, após o fracasso de “Nos tempos do imperador” | Reprodução/TV Globo

Drama mexicano

Quem se aproveitou bastante da crise de audiência no fim das tardes da Globo, foi o SBT. Suas tramas chegavam com facilidade a meta de 6 pontos, ou até ultrapassavam, chegando até 9 pontos de pico. Com a programação se iniciando às 17h30, as novelas garantiam bons números para o SBT, impulsionavam sua grade noturna, garantindo bons índices para o SBT Brasil, como também para as novelas infantis.

Tendo sua terceira exibição no Brasil em 2021, Coração Indomável registrou excelente audiência na tela do SBT. Os dramas vividos pela mocinha Maricruz (Ana Brenda Contreras, foto acima) para ser feliz com Otávio (Daniel Arenas, foto acima), arrebataram o público mais uma vez. | Reprodução/Televisa

Com mudanças na programação do SBT a partir de 29 de novembro de 2021, a audiência das tardes da emissora caiu drasticamente.

Programação do SBT entre 29/11/2021 e 21/02/2022
14h15 – Casos de Família
15h15 – Roda a Roda
15h45 – Fofocalizando
17h – Novela 1
17h45 – Novela 2
18h30 – Novela 3
19h45 – SBT Brasil

A nova programação do SBT, afastou o público já consolidado, enquanto a Globo estreou O Cravo e a Rosa na semana seguinte, e atrasou o início de O Clone após a audiência da TV se estabilizar – já que ocorre a queda devido as festas de fim de ano – a partir daí, as Novelas da Tarde do SBT começaram a sofrer, e tiveram sua audiência barrada pelo Vale a pena ver de novo. Suas novelas, atualmente oscilam entre 4 e 5 pontos.

Escalada para uma reprise no horário das 17h, Mar de Amor teve problemas para erguer a audiência do horário, que teve uma queda drástica após mudanças na programação. Nem a história de amor entre Estrela Marinha (Zuria Vega, foto acima) e Vitor Manuel (Mario Cimarro, foto acima), foi capaz de trazer o público de volta para o canal. | Reprodução/Televisa

Estabilidade no policialesco

O Cidade Alerta, jornal policial apresentado por Luiz Bacci na Record, também viu sua audiência estabilizar após as mudanças na Globo. O jornalístico que já chegou a alcançar 16 pontos de média, hoje se mantém na faixa dos 6 e 7 pontos de audiência, enquanto o Vale a pena ver de novo mantém a liderança.

O apresentador Luiz Bacci comanda o Cidade Alerta. | Reprodução/RecordTV

Os números falam

Dados do IBOPE obtidos pelo colunista Ricardo Feltrin, mostram que entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2022, somente Globo e Band tiveram ganho de público no ano que passou. A emissora paulista anotou um crescimento de 10% nos aparelhos sintonizados em todo o país. Já a Globo, teve um crescimento de 4%. Enquanto isso, a Record perdeu 14% e o SBT, 9% dos aparelhos sintonizados.

A Band, curiosamente, teve seu crescimento no horário nobre. Inclusive, o Brasil Urgente e o Jornal da Band tiveram crescimento expressivo na audiência, seguido do Faustão na Band, que apesar de registrar números aquém do esperado, ajudou a levantar os índices da emissora.

O apresentador José Luiz Datena comanda o Brasil Urgente, o jornalístico garante boa audiência e entrega bons números para o Jornal da Band. | Reprodução/Band

Nem tudo são flores

Enquanto a tarde e o início da noite estão consolidados, o grande problema da Globo vendo sendo a partir da novela das 19h. Desde o fim de “Salve-se quem puder”, nenhuma novela conseguiu reerguer a audiência do horário, que oscila entre 20 e 21 pontos ante uma meta de 25 pontos. Agora, a expectativa é de que “Vai na Fé” possa aumentar os índices. A trama, que estreou na última segunda-feira (16), teve excelente recepção por parte do público, e isto pode ser convertido num aumento significativo da audiência no horário.

A protagonista de Vai na Fé, Sol, interpretada por Sheron Menezzes. | Reprodução/TV Globo

Além da novela das 19h, a novela das 21h também vem obtendo resultados aquém do esperado. “Travessia” chegou prometendo ser uma sucessora de nível para “Pantanal”, remake da trama de 1990, que reergueu a faixa na Globo e trouxe de volta audiência para os trilhos, sempre se mantendo entre 28 e 32 pontos, ante uma meta de 30. Já Travessia, oscila entre 23 e 25 pontos. Mudanças tem ocorrido na novela, mas nada parece chamar a atenção do espectador. Uma virada é esperada para ocorrer no capítulo 100, espera-se que com ela, venha também o interesse do público.

Ari, Brisa e Oto, os protagonistas de Travessia. | Reprodução/TV Globo

Expectativas

A grande esperança da Globo no momento, é contar com a sua galinha dos ovos de ouro. Em maio, Walcyr Carrasco irá assinar “Terra Bruta”, novela que entra no ar substituindo Travessia. Tony Ramos, Glória Pires e Susana Vieira, são alguns dos nomes já confirmados na produção. Walcyr é tido pela Globo como um autor coringa, já que onde ele está, sucesso e repercussão também estão.

O dramaturgo Walcyr Carrasco. Suas tramas sempre repercutem e entregam excelentes números de audiência. | Reprodução/TV Globo

E claro, vale o adendo: Mesmo tendo uma instabilidade em seu horário nobre, a Globo segue liderando, tendo cerca de 15 pontos de vantagem ante a vice-líder em audiência, a Record.

Se em 2022 a Globo conseguiu recuperar a audiência das tardes, será que agora em 2023 ela conseguirá recuperar o fôlego do horário nobre? Aguardemos!

Total
0
Shares
Postagens relacionadas