Artistas pretos comentam a morte de Glória Maria

A jornalista Glória Maria, grande nome da TV que faleceu nesta quinta (02) | Foto/Reprodução

A morte de Glória Maria pegou o Brasil de surpresa na manhã desta quinta-feira (02). A jornalista e apresentadora foi uma grande inspiração para os grandes artistas pretos das gerações seguintes. Alguns deles prestaram suas homenagens a memória de Glória. Confira:

Maju Coutinho

A atual apresentadora do Fantástico e primeira mulher negra a apresentar a “previsão do tempo” do Jornal Nacional se emocionou ao relembrar de Glória.

“Ela foi uma presença fundamental para mim, assim como para outras colegas negras”, afirmou ela em entrevista á rádio CBN, que continuou falando sobre a “grande porta aberta” para as gerações posteriores. Ela agradeceu a apresentadora por todo legado que deixou.

Paulo Vieira

O maior comediante negro do país compartilhou, em seu Instagram, uma entrevista que fez com Glória Maria enquanto fazia parte do “Programa do Porchat”, antigo talk-show da RecordTV. “Generosa, atenciosa, mestra. Parecia levitar quando passava e era a mulher mais cheirosa do Brasil”, afirmou o artista.

Lázaro Ramos

Um dos maiores fomentadores de arte do país, o ator postou nas redes sociais uma homenagem á Glória Maria, junto de um trecho do programa “Espelho”, exibido no Canal Brasil.

“Em choque com a perda dessa querida amiga. Você é um marco na história do nosso país. Foi muito bom acompanhar seu trabalho, e mais ainda, desfrutar da sua agradável companhia. Sentirei falta de sorrir contigo”, escreveu o ator.

Djavan

Um dos maiores cantores do Brasil postou, em suas redes sociais, uma foto da apresentadora, junto de um texto em sua homenagem. Djavan destaca que Glória era uma mulher a frente do seu tempo.

“Mais do que um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Glória Maria era uma amiga querida. Mulher à frente de seu tempo, inteligente, corajosa e generosa; um ser humano maravilhoso que vai deixar muita saudade. É grande a tristeza por sua partida. Que ela siga um caminho de luz. Todo carinho às suas filhas, familiares, amigos e fãs”, afirmou o cantor.

Gilberto Gil

Um dos primeiros imortais negros da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil prestou uma homenagem a jornalista, através de sua equipe, mostrando um encontro de sua família com Glória.

“O dia hoje amanheceu triste com a notícia do falecimento de Glória Maria. A jornalista fez história na televisão brasileira com uma série de realizações inéditas, como a primeira aparição de uma repórter em cores no Jornal Nacional. Durante muitos anos, ela foi uma das poucas referências negras no nosso telejornalismo e seu talento e profissionalismo extraordinários lhe renderam um merecido reconhecimento. Que seu legado seja eterno! Nossos sentimentos a familiares, amigos e colegas”, afirmou a equipe do artista.

Zezé Motta

Tão pioneira quanto, a atriz Zezé Motta prestou uma homenagem á Glória Maria. A atriz destacou o período em que a apresentadora começou a exercer suas funções como jornalista, nos anos 70, durante o período mais severo da Ditadura Militar. Além disso, também destacou a ancestralidade de Glória: “Ela, devota de Iemanjá, partiu no dia que é comemorado o dia da Rainha do Mar. Descanse em paz amada”.

***

Entre inspirados e inspirações, Glória Maria foi símbolo de luta antirracista antes do termo existir. E teve o seu empoderamento eficaz da forma mais nítida: os que vieram para continuar seu legado. Entre jornalistas e cantores, atores e jogadores, assistí-la apresentando um telejornal ou conhecendo o mundo sendo mulher, preta e de origem humilde, fez toda a nossa sociedade ter esperança em seu futuro.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas