A atriz e ex-secretária da Cultura, Regina Duarte, foi alvo de críticas após uma publicação preconceituosa em suas redes sociais no último domingo (12). O conteúdo publicado pela atriz ridiculariza a linguagem neutra, comum entre pessoas pessoas transgênero, e utiliza duas profissões médicas para reforçar preconceitos emergentes contra a comunidade LGBTQUIAP+.
Na postagem, a artista cita de forma indireta que há apenas 2 especificações médicas apesar da diversidade de orientação sexual, e escreve: “É possível que este meu post possa `estar sendo` desrespeitoso com os/as `todes` do nosso Brasil!? A intenção é puramente científica!”.
Repercutiu negativamente
O conteúdo ganhou repercussão negativa nas redes sociais, inclusive em sua própria publicação. “Atores também só têm 2 opções: serem artista, aqueles que produzem e levam a arte adiante, ou ser Regina Duarte”, afirmou um internauta. “Regina, eu lembro do início de tua carreira, da tua luta pra se afirmar como uma grande atriz que você foi. Hoje você é uma das minhas maiores decepções”, afirmou outro internauta.
A atriz está afastada da atuacão desde que aceitou trabalhar no Governo Bolsonaro, como Secretária de Cultura em 2019 – o Ministério, como temos atualmente, foi abolido durante o mandato do ex-presidente. Nos últimos tempos, tem usado suas redes sociais para fazer posts preconceituosos, conservadores e contra o atual Presidente Lula.