Com uma avaliação quase impecável, a Imperatriz Leopoldinense leva o título do Carnaval da Sapucaí 2023. A escola liderou a apuração do início ao fim, chegando a gabaritar os primeiros quesitos.
A escola, localizada em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, conquistou seu nono título no Grupo Especial do Carnaval carioca com uma releitura da história de Lampião, imaginando como foi para ele a saga pós-vida.
O nome do samba, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, se chama “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”. Teve seu samba-enredo composto por Me Leva, Gabriel Coelho, Miguel da Imperatriz, Luiz Brinquinho, Antonio Crescente e Renne Barbosa.
A última vez que a escola ganhou no Grupo Especial foi em 2001, como samba “Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, Pernambuco… Quero vê descê o suco na pancada do ganzá”.
A rebaixada
Império Serrano, que homenageou Arlindo Cruz e sua história, foi rebaixada para o Grupo A, onde se apresentará no Carnaval de 2024. Subiu ano passado para o Grupo Especial quando venceu o Grupo A, com o samba “Mangangá” – que teve como carnavalesco Leandro Vieira, que venceu esse ano pela Imperatriz.