Desde o anúncio da turnê mundial, o nome de Alfonso Herrera passou a ser um dos mais comentados, devido a ausência do ator nos shows. Apesar de já ter desmentido boatos algumas vezes, essa é a primeira vez que o ex-membro fala abertamente sobre a sua decisão de não participar mais da agenda do grupo.
“Eu estou muito feliz com os projetos que tenho no momento e é neles que tenho energia no momento. Sei que os novos shows do RBD serão um sucesso estrondoso e só desejo felicidades para eles” contou o ator ao ser perguntado sobre o motivo de não participar da série de shows. “Um tempo atrás, uma revista noticiou que eu tinha pedido uma quantia exagerada de dinheiro para voltar e tudo o que tenho a dizer é que é melhor pagarem aos envolvidos por toda a porcaria em que se meteram durante tantos anos. Não tem nada a ver com dinheiro, tem a ver com o que é justo.“
“Eu tinha 23 ou 24 anos e via a cara dos meus colegas em todos os lugares vendendo biscoitos, chicletes, sucos, cadernos, tênis, lápis e nada… A emissora de televisão dona desse projeto [Televisa] não foi justa e não é questão de dinheiro, tem a ver com a questão de trabalho. Fizemos um show no Coliseo de Los Angeles com 63 mil pessoas, por exemplo, e eles me pagaram 18 mil pesos por isso”.
Apesar de tudo que ele e seus colegas de banda passaram, Poncho citou que mantém uma boa relação com a maioria da equipe da Televisa, mesmo não concordando com o direcionamento que a emissora escolheu para lidar com o sucesso estrondoso do RBD. Alfonso citou também como seu único ponto de suporte na época eram os próprios membros do grupo e como eles sempre se apoiaram, como aconteceu na tragédia de 2005, onde três fãs brasileiros faleceram em uma sessão de autógrafos.
“Até hoje tenho um pouco de medo quando vou a um lugar onde tem muita gente”, contou. “Estávamos sozinhos e nos apoiamos porque não tínhamos apoio psicológico para lidar com essa situação. Foi muito difícil. Anos depois voltamos ao Brasil, reencontramos os parentes e eu conheci o pai de uma das meninas que perdeu a vida. Aquele acontecimento me marcou de uma forma muito profunda e, por mais que eu tente dar a volta por cima, ele ainda está lá”.
Por fim, Poncho desejou que toda a turnê do RBD dê muito certo e disse que no momento continuará focado em sua carreira como ator. Atualmente, o ator está lançando o filme “Que Viva México!”, uma sátira política social.