Greves de roteirista nos Estados Unidos faz talk-shows e Saturday Night Live serem suspensos

Imagem: Jimmy Kimmel Randy Holmes/ABC/Getty Images/FILE | Jimmy Fallon Divulgação | NBC

Nesta terça-feira (02), começou uma nova greve dos roteiristas de Hollywood. Com isso, todos os talk-shows da TV americana foram suspensos por tempo indeterminado.

Jimmy Kimmel LiveThe Late Show with Stephen ColbertThe Tonight Show starring Jimmy Fallon, Daily ShowLate Night with Seth Meyers, que vão ao ar na noite da TV americana, foram afetados. Com isso, as emissoras devem colocar reprises no lugar de programas inéditos por tempo indeterminado.

Saturday Night LiveLast Week Tonight with John Oliver Real Time with Bill Maher, que são exibidos semanalmente, também devem ser impactados – mas sobre suas suspensões e reprises devem ser divulgados perto do fim de semana.

Os apresentadores de alguns talk-shows se manifestaram publicamente de forma favorável a greve. Seth Meyes, apresentador do “Late Night”, da NBC, se pronunciou no programa do dia 1º de maio.

“Eu amo escrever. Eu amo escrever pra televisão. Eu amo escrever pra esse programa. Eu amo que podemos chegar com uma ideia para o que queremos fazer todo dia e trabalhamos nisso a tarde toda e então eu tenho o prazer de chegar aqui [no palco]. Ninguém tem garantia de emprego no entretenimento. Mas querem quem tem empregos, deve haver a garantia de recompensa justa. Eles devem ter um salário justo. Eu acho que isso é uma demanda muito compreensível que foi colocada pelo sindicato. E eu apoio essa demanda.”, afirmou o comediante. Confira o trecho em que ele fala no programa (minuto 11:30):

Jimmy Fallon, apresentador do “The Tonight Show”, da NBC, se pronunciou também. O apresentador do programa mais tradicional da TV americana deu sua declaração no MET Gala, que ocorreu ontem.

“Eu não teria um programa se não fosse por meus roteiristas, e eu os apoio inteiramente (…) Eles merecem um contrato justo e há muita coisa para ajustar.. o que eu puder fazer para apoiar o sindicato, eu também faço parte do sindicato dos roteiristas… eu não poderia fazer o programa sem eles”, afirmou Jimmy.

O QUE É PEDIDO PELOS ROTEIRISTAS?

O contrato trabalhista do Writers ‘Guild of America com os estúdios encerrou no dia 1º de maio, após 3 anos. A proposta do WGA nem sequer teve contrapropostas de alguns estúdios, que são representados pela AMPTP, Alliance of Motion Picture and Television Producers, sendo recusados prontamente.

Na negociação, estão as empresas Amazon, Apple, Discovery, Disney, NBCUniversal, Netflix, Paramount, Sony e Warner Bros – responsáveis por maior parte do entretenimento.

Nas demandas solicitadas pelo sindicato, estão a regulamentação da inteligência artificial e suas ferramentas, como ChatGPT; reformas nas salas de roteiristas para televisão; e uma nova taxa de pagamentos residuais para produtos feitos para o streaming, como Netflix, Star Plus e Prime Video.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas