Preta Gil realiza 16º edição de Bazar beneficente

Bazar da Preta
Bazar da Preta

Recentemente, a renomada cantora e empreendedora Preta Gil divulgou a 16ª edição do Bazar da Preta, um evento anual destinado a angariar recursos para instituições parceiras. Nesta ocasião, as entidades beneficiadas foram a Associação Estadual de Pessoas com Ostomia do Rio de Janeiro, cujo enfoque é assistir pacientes ostomizados em situação de vulnerabilidade, e o jornal Voz das Comunidades. Esta última instituição está envolvida na organização da campanha ‘Por um Natal Melhor’, a qual visa oferecer suporte à população da comunidade do complexo do Alemão.

Para este ano o Bazar terá uma parceria com o Enjoei, maior marketplace de itens usados do país. Serão diversas peças da própria artista disponíveis no site. Entre elas: roupas, sapatos, bolsas, acessórios, e mais. 

“E entramos em mais uma edição deste projeto que é tão especial para mim e que por anos faz parte do meu calendário. Mais uma vez estamos auxiliando o Voz das Comunidades que desenvolve trabalhos por meio das áreas de impacto social e jornalismo comunitário nas favelas do Rio de Janeiro e pela primeira vez vamos ajudar também a Associação Estadual de Pessoas com Ostomia do Rio de Janeiro, que tanto precisa de apoio. Escolhi exatamente por vivenciar de perto todo este processo e entender o quanto muitos não possuem estrutura e precisam de suporte. Muito feliz em poder contribuir e espero que esta ação continue por muitos e muitos anos. Desta vez faremos de forma online com o Enjoei, dando continuidade a nossa parceria que acontece desde 2020, então pessoas de todo o Brasil poderão ter acesso”, disse Preta Gil.

Sobre a Associação Estadual de Pessoas com Ostomia do Rio de Janeiro: Em 13 de maio de 2018, surgiu o Ostomia Carioca, inicialmente um pequeno grupo de apoio para pacientes ostomizados em situação de vulnerabilidade. Diante da falta de insumos e informações, o grupo evoluiu para a Associação Estadual de Pessoas com Ostomia do Rio de Janeiro (AEPORJ) em 19 de julho de 2021, com o respaldo do Movimento Ostomizados BR (MOBR). Atuando virtualmente, a AEPORJ oferece suporte a mais de 5 mil pacientes, proporcionando atendimentos de estomoterapeutas, assistente social, psicóloga, nutricionista e jurídico. Apesar da escassez de recursos e ausência de apoio governamental, a associação já realizou mais de 20 mil doações de materiais de ostomia, além de promover reuniões, eventos, grupos de apoio, visitas hospitalares e residenciais, distribuindo cestas básicas. Dependentemente de contribuições financeiras voluntárias, a AEPORJ continua a construir acesso e assegurar direitos em prol da comunidade ostomizada no estado do Rio de Janeiro.

Sobre Voz das Comunidades: No ano de 2005, em uma época em que a mídia convencional negligenciava os aspectos positivos das favelas e os reais desafios sociais enfrentados pelos moradores diariamente, um garoto de 11 anos, estudante de uma escola municipal, decidiu criar um jornal para a comunidade do Morro do Adeus, uma das 13 favelas que compõem o Conjunto de Favelas do Alemão. Rene Silva dos Santos, aluno da Escola Municipal Alcides de Gasperi, localizada no bairro de Higienópolis, próximo à comunidade onde ainda reside, fundou o jornal “Voz das Comunidades” após participar por três meses de um jornal existente na escola, criado por alunos do grêmio estudantil para destacar o que acontecia no ambiente escolar e propor melhorias na qualidade da educação. Rene persistiu para fazer parte do jornal escolar, apesar de geralmente serem aceitos alunos dos últimos anos, enquanto ele ainda estava na 5ª série. Ao integrar a equipe do “Jornal VIP”, nome dado ao periódico bimestral da escola, começou a observar de maneira mais atenta os problemas sociais que existiam entre sua comunidade e a escola. “Eram muitos lixos pelas escadas, ruas cheias de buracos e falta de saneamento básico em muitos lugares” – conta Rene, que com apoio das diretoras Talma Romero Suane e das professoras Adelaide, Monica e Ivanise para criar um jornal para mostrar a realidade dos moradores do Morro do Adeus. Repercussão internacional em 2010 foi o grande ‘boom’ do jornal! Fomos destaque em todas as mídias nacionais e em muitas internacionais. Muita gente ainda pensa que nossa história começou neste ano, e não 5 anos antes. A Preta Gil está conosco desde o início e a renda arrecadada no Bazar da Preta ajuda na organização da ação ‘Por um Natal Melhor’, realizada pela ONG do Voz das Comunidades. Essa ação tem o objetivo de ajudar as pessoas da comunidade do complexo do Alemão.

Sobre:

14 de dezembro de 2023 | Site da Enjoei

Para mais informações do bazar: Bazar da Preta

UpdateCharts: as últimas notícias sobre música, séries, filmes e televisão, além de tudo o que rola com famosos e as melhores entrevistas.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas