5 anos sem Avicii: O legado e contribuição do DJ para a música eletrônica

Em 20 de abril de 2017, os amantes da música eletrônica ficavam órfãos de um dos maiores contribuintes para o cenário. Tim Bergling, mais conhecido como Dj Avicci, nos deixava no auge de seus 28 anos com uma carreia sólida e repleta de sucessos.
Foto: Reprodução/Instagram

Em 20 de abril de 2018, os amantes da música eletrônica ficavam órfãos de um dos maiores contribuintes para o cenário. Tim Bergling, mais conhecido como Dj Avicii, nos deixava no auge de seus 28 anos com uma carreia sólida e repleta de sucessos.

Avicci iniciou sua carreira muito cedo, ainda os 6 anos de idade quando produziu um remix para o jogo “Lazy Jones”. O lançamento já foi de cara distribuído pela Strike Recordings, a qual deu o pontapé inicial para a discografia do artista.

Foi em 2010 que ele voltou ainda mais forte para a produção musical. Em parceria com seu amigo e também produtor musical John Dahlbäck, o artista lançou  “Don’t Hold Back”. A segunda canção abriu portas para colaborações com Tiësto e Sebastian Ingrosso.

Em outubro de 2010, Avicci assinou contrato com uma nova gravadora. Desta vez, a A&R com EMI Music Publishing passavam a gerenciar a sua carreira. No mesmo ano, ele lançou “Sunshine”, com feat de David Guetta. A faixa foi nomeada para um Grammy na categoria de Melhor Gravação Dance.

Em 2013, lança um álbum repleto de canções que viam a estourar nas paradas. Entre elas, Hey Brother”, “Wake Me Up” e “Levels” a quão são clássicos de sua discografia. A carreira, que já parecia promissora, ganhou mais motivos para o seu sucesso..

Problemas de saúde

A carreria de Avicii começava a descolar cada vez mais. Festivais por todo o mundo viravam os olhos para o artista que dominava as paradas musicais com seus lançamentos tocados por rádios aos quatro cantos.

Entretanto, em 2014, cancela-se a sua turnê por problema de saúde, que segundo a Billboard, incluía o Tmorrowland e apresentações únicas nos EUA e Ásia.

Com fortes dores no estômago e esgotamento, Avicci teve o seu momento de colapso documentado em uma produção cinematográfica intitulado “Avicii: True Stories” realizado pela equipe dele. A caótica agenda cheia não permitia que ele descansasse, tendo de ser cancelada.

Aposentadoria temporária

Não demorou muito para que o sueco anunciasse sua aposentadoria das picapes, mais precisamente em 29 de março de 2016 afirmou que se afastaria do cenário eletrônico para cuidar de sua saúde.

Em agosto de 2017 ele anunciou o seu retorno em grande estilo. Avicci estreou seu novo álbum que levava seu nome artístico “AV?CI (01)” para o dia 10 de agosto de 2017.

Morte

Em 20 de abril de 2018, a assessoria de comunicação do Dj publicou uma nota à imprensa. O artista de 28 anos de idade havia sido encontrado morto em seu apartamento em Mascate, Omã.

Três anos depois, os detentores dos direitos de sua obra anunciaram o lançamento do documentário que acompanhou o artista em um dos momentos mais complicados de sua carreira.

Dirigiro por Bjorm Tjanamberg e Candamo Film, “Avicii: True Stories” estrou em 2023 e acompanhou toda a sua agenda nos últimos 5 anos que atecediam a sua morte. No filme fica claro o quanto o artista se cobrava e tinha uma rotina árdua de estúdio e shows durante os últimos anos de sua carreira.

Total
0
Shares