Sendo um dos lançamentos mais aguardados do ano, Urias trouxe ao público o que ele tanto pediu, o lançamento de ‘HER MIND’, seu segundo álbum de estúdio.
A mensagem central do projeto é falar sobre os sentimentos e pensamentos de Urias e como ela lida com o preconceito a sua transexualidade, que está longe de ser uma opção pessoal ou escolha. Todo o conceito foi baseado em um estudo que comprova que o cérebro de pessoas trans têm atividades semelhantes às de pessoas cisgêneros, dando a cantora a liberdade de compor em cima disso.
Além das músicas, a artista também preparou visualizers exclusivos para o YouTube, causando uma imersão maior em cada uma das faixas, que já estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Confira a tracklist do álbum e o faixa a faixa:
01. Crack The Code – Introduzindo o ouvinte ao álbum, a faixa abre o disco com um único tema: decifrar o que se passa na cabeça dela caso você consiga, mesmo ela nunca tendo pensado em abrir o seu lado interior, bom e selvagem, para que todos pudessem ver.
02. Ultimate One – Urias pede para olharem para ela e entenderem o motivo dela ser a definitiva e não como as demais. Aqui, ela deixa claro que ela não é uma qualquer e que está mudando o jogo. A canção remete muito ao trabalho de Arca – uma das principais inspirações deste volume do projeto.
03. R.I.P. – Com uma pegada de trip hop e futurista, Urias fala sobre as mudanças com o decorrer do tempo e a forma como passou a se enxergar. A sabedoria que possui hoje em dia é trazida na canção. É possível notar a mudança de sonoridades dentro da faixa – algo que Urias faz com maestria – e a potencialidade sonora, que é uma marca registrada da artista. A canção também fala sobre matar todas as suas versões antigas e sempre estar buscando uma nova versão de si, buscando próximos passos.
04. Danger – Aqui, ela fala sobre o seu valor e que não irá ser passada para trás e para quem estiver querendo brincar, é para sair do caminho dela. A mente da Urias conversa com o corpo dela e é importante todos terem cuidado pois ela não vai parar.
05. The Way I Drop – É como as coisas serem feitas diferentes e do seu jeito. Além de obter os seus resultados no seu tempo sem comparativo com as outras pessoas. Aqui Urias ressalta a sua força como mulher.
06. Major – com diversos batuques experimentais, Urias traz versos em espanhol e faz um jogo de palavras com a sua mente e o corpo, pois ambos estão interligados. A canção cresce com o passar dos minutos e traz o melhor estilo Urias de ser, com “fritação” e sons
07. So Dumb – com uma pegada de latinidade, Urias fala sobre um mundo mágico e fantasioso onde ela é vista como algo a se acreditar e que é uma idiotice querer compará-la com qualquer outra pessoa.
08. Blossom – Aqui ela mostra a sua vulnerabilidade e traz consigo questionamentos sobre crescer e se transformar. Na canção, Urias traz pontos e reflexões de crescer como mulher, independente das adversidades e como se redescobrir para, enfim, florescer.
09. Magnata – Intercalando versos em inglês e espanhol, Urias reverbera seu poder e exclama que estará na mente de qualquer pessoa, em qualquer lugar que você esteja. Ela é a força magnata da sua própria vida e universo e não queiram dizer ou fazê-la pensar o contrário disso.
10. Neo Thang – A canção fala sobre desejo e sobre Urias ser a ‘nova coisa do pedaço’. Tem bastante gingado e letras que flertam sobre poder e sedução. A instrumental é bastante dançante e é uma canção pronta para coreografia.
11. Cuntelectual – Faixa-foco eletrizante do projeto, em que Urias exalta a intelectualidade e singularidade das quais dispõe, à sua maneira e sempre estando à frente do seu tempo. O título é um portmanteau cunhado pela artista, unindo uma palavra vulgar na língua inglesa – ressignificada nas redes sociais para representar uma pessoa empoderada – com a palavra “intelectual”. Com toques de funk, é impossível não grudar na sua cabeça a frase “a porrada vai comer”. Cuntelectual também é sobre a força feminina em diversos sentidos.
12. Je Ne Sais Quoi – Exalta a semelhança entre as mulheres e as diferenças de cada uma que as tornam únicas. Aqui, Urias fala de todas as suas semelhanças e diferenças como mulher. No refrão, Urias grita a faixa título com força, reforçando a mensagem de que não podem negar que mesmo em corpos diferentes, internamente somos iguais.
13. Her Mind – a faixa título do projeto traz bastante do hip hop noventista e um pouco de sons psicodélicos como tema central, onde Urias abraça a sua pessoa interior e todos os questionamentos internos, mas, segue em frente sem que nada a impeça pois ela é perfeita do jeito que é.