Há algum tempo, está surgindo na mídia um burburinho de que o Rock In Rio teria uma edição em São Paulo. Não seria algo impossível, tendo em vista o Rock In Rio Lisboa, Rock In Rio Las Vegas e outras vertentes do festival fora de sua sede, no Rio de Janeiro. A notícia se confirmou, porém não como Rock In Rio, mas com outro nome: The Town.
Mas, afinal? O que é esse The Town? De onde veio essa ideia? Aonde vai ser? Como vai ser? Vou te contar tudo agora.
O QUE É THE TOWN?
É um festival idealizado pela família Medina, criadora do Rock In Rio, que promete ser o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo – o maior polo cultural do país. Se propõe a ser uma mistura de ritmos, com cenografia baseada em grandes nomes da arquitetura paulistana. Serão 235 horas de música, espalhadas por 7 espaços grandes, que terão 5 palcos.
Os palcos, que terão estilos definidos, já tem nomes: Skyline, The One, São Paulo Square, Factory, Arena Metrópolis, City Market e New Dance Order.
COMO SERÁ CADA PALCO?
Foto: Divulgação (Montagem).
Esses são projetos dos três palcos: Skyline, The One e São Paulo Square, respectivamente. O Skyline será equivalente ao Palco Mundo, onde receberá os maiores artistas do planeta, sendo o palco central do evento. O The One, tem a proposta de apresentar diversidade de artistas e estilos. Já o São Paulo Square, será para o público que curte uma música mais instrumental como jazz, blues ou big bands.
Imagem: Divulgação (Montagem)
O palco Factory receberá a arte contemporânea e contemplará o hip-hop. Já o palco “New Dance Order”, que já existe no Rock In Rio, receberá os maiores artistas de música eletrônica do planeta.
O QUE PRETENDE O THE TOWN?
Ser o Rock In Rio paulistano, misturando todos os ritmos por todos os cantos – assim como o festival carioca tem feito nas últimas edições. Falando de economia, o festival tem um investimento de 300 milhões de reais, pretende criar 27.947 mil empregos e gerar um impacto econômico de 1.2 bilhão de reais.
JÁ TEM ATRAÇÃO CONFIRMADA?
As únicas atrações confirmadas, até então, são nacionais: Iza e Criolo. Porém, alguns insiders já começaram a ventilar nomes de atrações internacionais que já estariam confirmadas e são elas: System Of A Down, Lil Nas X, Nicki Minaj e BlackPink.
A expectativa acerca das atrações é grande, pois não se espera que atrações que estejam na line-up do Rock In Rio se repitam na line-up do festival paulistano.
NÃO SOU DE SÃO PAULO. COMO EU VEJO?
O evento já tem patrocinadores e transmissores. Os patrocinadores masters do festival são Itaú, Americanas, Porto, Vivo e Riachuelo; além dos apoiadores Red Bull, Movida, Estácio e Latam. Os parceiros de mídia são o Estado de S.Paulo, O Globo, Folha de S.Paulo e Eletromidia. E, o mais importante, além de parceiros, eles também transmitirão: a TV Globo, Multishow e Globoplay e as rádios Mix FM do Rio de Janeiro e de São Paulo – como já acontece pelo Rock In Rio.
AONDE E QUANDO SERÁ?
O festival acontecerá em setembro de 2023, nos dias 2, 3, 8, 9 e 10. A “Cidade da Música” será no Autódromo de Interlagos, conhecido por abrigar corridas de Fórmula 1 e o Lollapalooza Brasil. A expectativa é que se recebam 600 mil pessoas no festival.
E O ROCK IN RIO?
Continuará acontecendo. Devido a pandemia, a edição de 2021 foi cancelada e adiada para 2022. E assim se manterá. Rock In Rio em anos pares, The Town nos anos ímpares.
Hoje, o festival anunciou um teaser do festival, mostrando a mistura de estilos que o festival se propõe.