Indicado ao Prêmio da Música Brasileira, Filipe Toca fala sobre composição especial: “acredito que a discografia de um artista é também a história dele”

O cantor e compositor nordestino Filipe Toca, com mais de 20 milhões de streams e uma indicação à 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira na categoria “Canção Popular,” continua a solidificar sua presença na nova cena da MPB e anuncia o single “Caetano” que estará disponível em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (13). Como pai de primeira viagem, Filipe construiu cuidadosamente uma composição em forma de mensagem para seu filho:

“Poder cantar e gravar essa música é incrível, porque eu acredito que a discografia de um artista é também a história dele. Uma espécie de linha do tempo da vida. Eu espero que lá na frente, daqui a uns 30 anos, eu possa olhar pra trás e lembrar disso como um período único da minha vida pessoal e profissional”, relata Toca.

O cantor destaca que, embora muitas de suas músicas anteriores não estivessem diretamente ligadas às suas experiências pessoais, este single é uma exceção particular. “Para além das coisas que eu escrevo que não têm tanto a ver com a minha vida, que também são importantes,” ele explica, “esse tá sendo um momento muito especial.” A canção se tornou uma forma de expressar todo o carinho e o amor que ele sente neste novo capítulo de sua vida.

A conexão de Filipe com “Caetano” vai além das palavras: ele descreve a criação da música como um processo quase maternal, onde cada detalhe foi tratado com muito cuidado e dedicação. “Eu estava gestando essa música também enquanto ele estava na barriga da mãe”,compartilha o artista, revelando a profundidade do envolvimento emocional no projeto.

Natural de Natal, Rio Grande do Norte, Filipe Toca é um cantor e compositor que se destaca na cena musical brasileira, incorporando em suas produções a riqueza da ‘nordestinidade’. Após ganhar visibilidade nacional, Filipe continuou lançando faixas autorais, como “Jack Johnson” e “Quem Dirá?”, além de seu primeiro EP autointitulado. A produção conta com quatro faixas inéditas, e com “Coração”, do seu conterrâneo Dorgival Dantas, que ganhou uma releitura fantástica.

O EP “ALMA DOCE”, lançado em setembro de 2023, marca uma fase mais madura, com cinco faixas que transitam entre diversos ritmos da MPB, incorporando a autenticidade regional brasileira. Dentro os singles que compõem o projeto, se destaca “O sábia e a lua”, que foi um marco pessoal para o artista, que representa um momento de descoberta pessoal e de aproximação com sua nordestinidade.

Ao longo de 2023, Filipe Toca lançou singles como “Pairará”, “Sorte”, “Foi no São João”, “13 de maio de 2017”, “Cortejo”, em colaboração com Clara Valverde e agora neste ano de 2024 lançou “Quem dirá?” com participação especial da dupla Avuá e vem preparando seu primeiro álbum que será dividido em duas partes, sendo “Caetano” o primeiro single lançado.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas