play_arrow
UpdateFM
today15 de julho de 2025
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14), em Brasília, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada. O pedido foi feito nas alegações finais da ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, Bolsonaro ainda não será preso neste momento, pois a decisão sobre sua eventual prisão ainda depende de julgamento pela Corte.
O documento da PGR não solicita prisão preventiva. O órgão apenas conclui que Bolsonaro deve ser responsabilizado por liderar uma organização criminosa com objetivo de manter-se no poder por meios ilegais. Segundo o Ministério Público, houve articulação para desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e fomentar medidas autoritárias.
Não agora. A PGR não incluiu pedido de prisão preventiva nas alegações finais. Isso significa que Bolsonaro segue em liberdade até que o STF analise o caso e tome uma decisão definitiva. A Corte ainda vai abrir prazo para as defesas dos réus, e só após isso é que os ministros votarão se condenam ou não o ex-presidente.
Mesmo em caso de condenação, há possibilidade de recursos. Só após o trânsito em julgado (quando não cabem mais apelações) é que uma eventual pena de prisão poderá ser executada.
Se condenado por todos os crimes, Bolsonaro pode pegar mais de 40 anos de prisão em regime fechado, segundo estimativas da própria PGR.
O processo ocorre em meio a outras investigações contra Bolsonaro, como o caso das joias sauditas e a fraude em cartões de vacinação. Mesmo fora do poder, ele segue como figura central da oposição ao governo Lula, o que torna qualquer decisão judicial contra ele potencialmente explosiva do ponto de vista político e institucional.
Jair Bolsonaro está sendo acusado de ter cometido os seguintes crimes:
— UpdateCharts (@updatecharts) July 15, 2025
• Tentativa de golpe de Estado;
• Abolição violenta do Estado democrático de Direito;
• Organização criminosa;
• Dano qualificado;
• Deterioração de patrimônio tombado. pic.twitter.com/PK7lO5XuTS
Escrito por Wellison Sales
Entretenimento, Celebridades, Música e Cultura Pop.
TODOS DIREITOS RESERVADOS A UPDATECHARTS © 2016-2025