Após a confirmação da morte da cantora Preta Gil neste domingo (20), artistas e amigos da empesaria utilizaram as redes sociais para prestar as últimas homenagens à ela. Entre eles, o cantor Thiago Pantaleão, o apresentador Luciano Huck e sua esposa, Angélica.
- Luciano Huck escreveu: “Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira”, iniciou.
- Angélica relembrou a amizade com a artsta. “Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira. Você foi amiga no sentido mais profundo da palavra, daquelas que a gente leva para sempre, mesmo quando a presença se transforma em lembrança. Sua força, sua luz, sua alegria de viver, mesmo nos dias difíceis, sempre foram uma inspiração para mim. Você lutou com dignidade e coragem”, postou.
- Thiago Pantaleão pontuou que a cantora sempre acreditou na sua carreira na música. “Preta foi uma das primeiras a me ajudar, a acreditar na minha música, nos meus sonhos! Além de ser frente nas pautas que sempre atravessaram a minha vida, preta estava sempre na frente do seu tempo e com certeza, o agora ao lado dele (tempo) eternizada como símbolo de resistência, amor a vida e empatia” afirmou.
- Ludmilla lembrou a forma única da artista de lidar com momentos difíceis. “Preta Gil você era única. Forte, verdadeira, generosa, presente. Você era dessas pessoas que iluminam qualquer ambiente, que abraçam com o olhar, que acolhem com a alma. Mesmo nos dias mais difíceis, você nunca deixou de sorrir, de lutar, de amar. Sua coragem, sua alegria, sempre foram inspiração pra mim.”
- O presidente Lula também lamentou a morte da cantora. “Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou […] Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela […] Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor.”
A luta contra o câncer
Em janeiro de 2023, após sentir desconfortos intestinais, Preta Gil foi internada e diagnosticada com câncer colorretal, um tipo de adenocarcinoma no intestino. Iniciou imediatamente o tratamento com quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Durante essa fase, precisou usar uma ileostomia, bolsa coletora para resíduos intestinais. No quinto ciclo de quimio, desenvolveu um quadro de sepse, ficando quase 20 dias na UTI e perdendo a consciência por algumas horas.
Após cirurgia para reconstrução do trato intestinal, em dezembro de 2023, Preta anunciou a remissão do câncer. A notícia trouxe otimismo aos fãs, embora a própria artista tenha alertado que a remissão exigiria acompanhamento constante por pelo menos cinco anos.
O câncer voltou com força em agosto de 2024. Foram detectadas metástases em quatro pontos: dois linfonodos, peritônio e ureter. A cantora passou por nova cirurgia e enfrentou novas sessões de quimioterapia, interrompidas em novembro após complicações nos rins causadas por cálculos renais.
Viagem para os Estados Unidos
Com o esgotamento das opções de tratamento no Brasil, Preta buscou recursos médicos nos Estados Unidos. Em dezembro, passou por uma cirurgia extensa, com duração de 21 horas, para retirada dos tumores.
Em abril de de 2024, participação no Domingão com Huck, Preta falou sobre sua luta e afirmou que aquela era sua “chance de cura”. Demonstrou força e gratidão pelo apoio do público.
Após mais de dois anos de luta, Preta Gil faleceu neste domingo, em Nova York. A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório e sepultamento.