Desde a retomada democrática, os debates para os candidatos a governador e presidente são muito comuns neste período eleitoral. O primeiro foi em 1989 e de lá até hoje, se tornou tradicional. Hoje, nós vamos relembrar as maiores brigas nos debates brasileiros:
Filhotes da ditadura. Em 1989, a Band reuniu todos os candidatos a Presidência da República para um debate. Neste trecho, há uma discussão entre Paulo Maluf e Leonel Brizola, com interferência da plateia. O “3º Encontro dos Presidenciáveis” foi comandado por Marília Gabriela, que fica claramente sem paciência com a discussão.
Cabo Daciolo. Em 2018, tivemos um candidato muito peculiar a Presidência da República. Hoje candidato a senador pelo Rio De Janeiro, Cabo Daciolo rendeu as declarações mais contundentes e, talvez, mirabolantes da história dos debates eleitorais.
Meu nome é Enéas. Nos anos 90, um candidato muito peculiar (e barbudo) surgiu com o intuito de mudar o país – mas ele tinha um jeito muito peculiar. Brigão, Enéas destacava seus argumentos em um tom alto e exaltado, porém bem populista. Neste trecho, em um debate de 1994 na TV Manchete, o candidato discute com um jornalista e destaca sua rivalidade com o Lula.
Pastor Everaldo e Aécio Neves. Entre os fenômenos tidos nos debates, havia o de candidatos favorecerem declaradamente os outros. Pastor Everaldo era um deles – a Odebrecht, depois de um tempo, denunciou o ex-presidenciável de ter recebido 6 milhões de reais para favorecer Aécio nos debates presidenciais de 2014. Esse favorecimento ocorreu de forma descarada, como você pode conferir no video abaixo.
Flávio Bolsonaro e a baixa de pressão. Encerrando nossas citações presidenciais, temos o debate para a prefeitura do Rio de Janeiro, em que o então candidato Flávio Bolsonaro teve uma baixa de pressão e dois candidatos, médicos, foram auxilia-lo. Ao retornar do intervalo, uma das pessoas, Jandira Feghali, denunciou que o pai, então deputado Jair Bolsonaro, foi grosseiro com ela no intervalo, gerando reações da plateia do debate. Acima tem um momento do já citado Cabo Daciolo falando que “a democracia é uma delicia”, também vale a pena de ser visto.
Eleições 2022. Os debates mal começaram e já temos sensações, como a candidata Lourdes Melo, candidata ao governo do Piauí pelo PCO – rendendo o primeiro meme dos debates eleitorais, ao estar perdida nas normas do debate.