Globo encurta reprise de A Favorita e substituta estreia em Novembro; Saiba qual

Atual logo da TV Globo. (Imagem/Divulgação)


Grande sucesso do horário das 20h em 2008, A Favorita sempre foi uma das reprises mais aguardadas pelos fãs, que puderam matar as saudades agora, após 14 anos, quando a trama voltou ao ar no “Vale a Pena ver de Novo”. A saga das rivais Flora e Donatela foi escolhida por dois motivos: O saudosismo do público, e o sucesso de seus números desde que entrou na plataforma Globoplay em junho de 2020, se tornando um dos programas mais assistidos do streaming.

As rivais Flora e Donatela. (Reprodução/Memória da TV)

Os motivos eram suficientes para acreditar que a reprise poderia elevar a faixa, que oscilou nos números desde março de 2021, com a reprise de Ti Ti Ti. Outras manobras foram feitas tentando contornar a estabilidade dos números que se estagnaram entre 14 e 16 pontos: A escalação da bem-sucedida O Clone para substituí-la, comemorando os 20 anos de sua estreia, mas a novela também sofreu em seu início, tendo audiência aquém do esperado entre outro de 2021 e janeiro de 2022, quando a trama mudou de horário passando a ser exibida às 17h e elevou os números da faixa entregando o horário para A Favorita na casa dos 15 pontos, que é a meta da emissora.

A missão de A Favorita era recolocar a audiência da faixa na casa dos 18 a 20 pontos, como era visto com Laços de Família, antecessora de Ti Ti Ti. Mas, a trama tem se mantido na casa dos 15-17 pontos, tendo 15 pontos de média até o momento. Isso acendeu um alerta na Globo, que pretendia exibir a trama praticamente na íntegra até o ano que vem, porém preferiu encurtá-la já que os números não estão atendendo a expectativa inicial.

As atrizes Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam. Na trama de Mulheres Apaixonadas, são irmãs. (Reprodução/G1)

Substituta

Para estancar a queda de audiência na faixa, a Globo optou por uma novela que todos já esperavam pelo retorno. Trata-se de Mulheres Apaixonadas, trama de 2003 escrita por Manoel Carlos. Inclusive, o autor é um dos mais exitosos na faixa: Desde que a Globo recuperou a audiência do Vale a pena ver de novo em 2019, “Maneco” como é conhecido, já emplacou dois títulos, Por Amor (1997) e Laços de Família (2000), ambas com grande sucesso e repercussão. Agora, a expectativa da direção é que Mulheres Apaixonadas tenha o mesmo êxito de suas “irmãs”. Inclusive, o retorno de outra novela de Manoel Carlos já é esperado para os próximos anos, trata-se de Páginas da Vida (2006).

José Mayer e Christiane Torloni, protagonistas da trama. (Reprodução/TV História)

Sinopse

Helena começa a questionar se é feliz em seu casamento com Téo. Tem uma vida regrada, vive um relacionamento estável, sem grandes brigas, mas também sem muita paixão. O casal tem um filho pequeno, Lucas. Ela dirige a Escola Ribeiro Alves (ERA), propriedade de seu marido e da sua cunhada Lorena. Téo é saxofonista de uma banda de jazz. O reencontro de Helena com um antigo namorado, César, a fará questionar suas escolhas: Talvez ela tenha se casado com o homem errado… Quando conheceu Téo, Helena deixou César para se casar com o músico e não o reencontrou mais. Mas ela recebe a notícia de que ele está morando no Rio de Janeiro, que ficou viúvo, que é neurocirurgião na clínica onde sua enteada Luciana trabalha, e que a filha dele, Marcinha, é aluna da ERA. *

Além da trama de Helena, outras mulheres apaixonadas compõem o enredo: É o caso de Hilda, irmã de Helena que vive um casamento feliz, mas sofre ao descobrir um câncer de mama; A outra irmã de Helena, Heloísa, ama incondicionalmente seu marido, um amor que beira a doença e a psicopatia; Raquel é professora de educação física, se mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro buscando fugir do marido que a espancava; Clara é uma das estudantes da ERA, mantém um romance com Rafaela, e isso desafia o relacionamento com sua mãe que não aceita bem a situação; Lorena, uma mulher de meia idade que se relaciona com o jovem Expedito, entre outras histórias.

No elenco, nomes de peso como Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Camila Pitanga, Susana Vieira, Rodrigo Santoro, Helena Ranaldi, Dan Stulbach, Cláudio Marzo, Maria Padilha, Giulia Gam, Alinne Moraes e outras grandes estrelas.

Estreia

A previsão de estreia é para o dia 7 de novembro. A trama dividirá espaço com a última semana de A Favorita, que se encerra no dia 11.

*Com informações de Teledramaturgia.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas