Conheça Vinni Zone, designer brasileiro que criou capa para Britney Spears e Elton John

Capa criada por Vinnie Zone – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O brasileiro de 31 anos e que cresceu em Cardoso Moreira, cidade de 12 mil habitantes do Rio de Janeiro, foi um dos escolhidos para ilustrar a capa de “Hold Me Closer”, single de Elton John e Britney Spears – de quem é grande fã. Em entrevista ao UpdateCharts, Vinni Zone nos conta seu processo criativo para a capa, seu trabalho como designer, além da sua vida.

Vinni mora atualmente em Barcelona com o marido Rafael há mais de um ano. Um dos motivos de ter saído do país, além de ter sido seu sonho desde pequeno, foi a proposta de trabalho que recebeu para atuar na área de design na cidade espanhola — o artista se mudou para o outro lado do oceano durante a pandemia de Covid-19.

Vinni Zone na Campanha do Orgulho LGBTQIA+. Imagem: Arquivo Pessoal.

O designer gráfico contou que desde pequeno teve interesse por comunicação visual: “Eu amo fazer arte, criar conceitos… Eu lembro de criança já fazer meus desenhos no paint e animá-los no powerpoint, como se fossem clipes de música (haja treinamento para sincronizar as músicas no Windows Media Player com as apresentações! haha…). Então cresci sabendo que queria fazer alguma coisa que envolvesse criação. Me formei em Publicidade, pela UFRJ, e desde o quarto período já trabalhava como estagiário de diretor de arte em agências. Foram alguns anos como designer de mídias sociais, depois comecei a fazer algumas coisas de impresso, revista, motion…” disse.

Foi então com a vocação e conhecimento adquirido que Vinni começou a trabalhar em grandes empresas na área criativa. Sendo uma dessas num stand de uma marca no Rock In Rio: “[O festival] Foi onde eu pude fazer os trabalhos que mais amei: criei toda a identidade dos espaços, Campanha do Orgulho LGBTQIA+, Criei um podcast… Bons tempos!” relembra Vinni.

Concurso

Foi em um concurso de arte para estampar o disco de “Hold Me Closer” lançado esse mês, que o trabalho do carioca ganhou um maior espaço de exposição e com grande repercussão nas redes sociais. Ele aproveitou para nos contar um pequneo bastidor sobre a competição. Vinni nunca se inscreveu para o disputa e sim foi escolhido: Não foi algo aberto, pelo que entendi, eles pré-selecionaram as artes que gostariam de usar e criaram o concurso. O David Furnish (marido do Elton John) tinha compartilhado minha arte umas semanas antes, depois o Elton repostou também. Acho que eles devem ter gostado, mostrado pro time e então pensaram no concurso.” aponta ele.

Capa do single “Hold Me Closer”, de Elton John e Britney Spears. Foto: Vinni Zone

Sobre o processo de criação da capa vencedora, o artista revelou ter usado uma tarde e noíte para produção da arte: “Eu decidi que queria fazer essa arte com calma e carinho – porque na verdade é por isso que eu faço as artes do meu Instagram, pra me divertir.”

Quanto a inspiração para desenvolvimento, ele revela que teve a ideia de forma repentina através do post do artista com a capa oficial do single: “Eu vi que o Elton tinha lançado a capa oficial e pensei: ‘Eu acho que consigo dar uma restaurada nessas fotos e criar algo legal’, sentei na frente do computador e comecei a brincar. Fui limpando algumas manchinhas, recortando com cuidado, montando o ambiente… Até que chegou onde eu queria…” complementa.

Não eram os ícones Britney Spears e Elton John. Eram as crianças apaixonadas por música que construíram a fundação para esses artistas que a gente ama tanto hoje.”

Vinni Zone
Conceito de arte de novo álbum de Britney Spears. Arte: Vinni Zone

Ainda sobre a sensação de vencer o concurso e ter sua arte estampando a música de uma de suas grandes inspirações, Vinnie afirma não ter processado a ideia ainda: “Eu obviamente estou mais do que feliz, mas parece que a ficha não caiu ainda, sabe? Toda vez que eu penso que tenho um trabalho eternizado com a artista que mais me inspirou e inspira na vida, me sobe um nózinho na garganta para chorar de emoção. Mas o choro ainda não saiu (e olha que eu sou puro emocional! haha…) É só surreal… E maravilhoso… Inacreditável mesmo. Queria ver a cara do Vinicinho de Cardoso Moreira que assistia o DVD pirata da Dream Within a Dream Tour se descobrisse isso.” brinca o artista.

O outro lado do engajamento

A repercussão de sua vitória fez com que o seu engajamento nas redes sociais aumentasse. Até mesmo em seu canal do Youtube, dedicado a música pop. Porém, apesar da boa comoção, o autor da arte também relembrou alguns gatilhos.

Vinni Zone e seu marido, Rafael, em Barcelona. Imagem: Arquivo Pessoal

“Eu tive um engajamento como nunca antes na minha vida, nem no meu canal. Meus vídeos com mais sucesso tinham 20 mil views mais ou menos. O reels que eu fiz pedindo voto teve mais de 170 mil visualizações. Os comentários eram tantos que eu não conseguia responder. (..) Eu tenho uma política pessoal de não ver o inbox do Instagram ou os comentários quando fazia vídeo pro meu canal. Não pelo volume de mensagens, já que eu nem era muito grande, mas porque já tive algumas ondas de hate que mexiam muito comigo. Falar com fandom pop as vezes é bastante desgastante, já recebi mensagem de gente até mandando eu me matar, com vários insultos. Então quando comecei a receber muita mensagem, a ansiedade bateu forte. Mas eu sabia que precisava responder a todo mundo que ‘tava’ votando, então tomei meu remedinho, respirei fundo e cai dentro.” e acrescenta: “Felizmente não chegou a mim diretamente absolutamente nenhuma mensagem ruim, só apoio e amor mesmo. Nem imagina o alívio que eu senti! haha… Mas quando chegou no Twitter eu precisei silenciar os posts, mesmo antes de ver qualquer resposta. Alí o terreno é mais perigoso… Meu marido que ficava de olho pra mim, filtrando as coisas, (risos)” contou o designer.

Arte conceito para possível novo álbum de Britney Spears. Arte: Vinni Zone

Para Vinni, fã de Britney Spears há 21 anos — e que acompanhou todo o processo da tutela da cantora de perto, a sua maior realização é vê-la livre e destaca que tudo que vier posteriormente em sua carreira será uma consequência positiva: “Eu sinceramente só espero que ela consiga curar toda a dor e trauma que esses 13 anos de cárcere e tortura causaram. (..) O que vier a partir disso vai ser um prazer de acompanhar, mas sem nenhuma pressão sobre o que ela deve ou não fazer.” E acrescenta: “Ela vai errar, vai acertar, a gente não pode passar a mão na cabeça pra tudo, mas o mais importante é que ela tem de novo a oportunidade de viver como um ser humano com plenos direitos.” afirmou o designer, que nos contou o quão importante foi a cantora ao longo de sua vida:

“A Britney foi a única coisa que me manteve vivo quando eu ainda era adolescente e fui convencido pela igreja de que eu era uma abominação por ser gay. Eu tentei destruir o Vinni que existe hoje para virar algo que eu definitivamente não era. E Britney Spears era minha única pontinha de alegria na minha vida no meio de tanta dúvida e tanta dor.”

Vinnie Zone

Para conferir mais artes que Vinni Zone desenvolve nas redes sociais, o artista alimenta seu Instagram com belas artes gráficas de sua autoria. Em contratempo, também atualiza um canal no Youtube com mais de 15 mil inscritos onde comenta sobre Cultura Pop, e claro, a carreira de Britney Spears.

*Com colaboração de Wellison Sales.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas