O resultado mais esperado do ano, o de quem governará o Brasil até 2026, finalmente foi anunciado. O ex-metalúrgico e ex-presidente do Brasil entre 2002 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente da República com 50,9%% dos votos válidos (60.345.999).
O candidato de 77 anos participou de uma das eleições mais disputadas da história do país, tanto na questão da polarização quanto na questão das urnas. No primeiro turno, o futuro presidente conquistou 48,4% dos votos válidos e mais de 57 milhões de votos.
É a primeira vez na história do país que um ex-presidente se elege em um novo mandato, após ter sido reeleito. Durante sua campanha, Lula conquistou apoio de boa parte dos empresários, artistas e políticos do país.
História
Lula nasceu em 1945 no interior de Pernambuco, sendo o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurícide Ferreira de Mello. Após passar 13 dias num caminhão “pau de arara”, chegou ao Guarujá, cidade de São Paulo. Construiu sua vida adulta e carreira profissional como metalúrgico no ABC paulista.
Ao longo da sua carreira profissional passou a integrar o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema – chegando a ser presidente em 1975. Segundo ele, decidiu ser político após ir ao Congresso Nacional e não ver nenhum político que representasse trabalhadores – fazendo com que tivesse a ideia de criar o Partido dos Trabalhadores, 1980, com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes sociais.
Começou na vida política em 1986, dois anos após participar da campanha “diretas já”, eleito o deputado federal mais votado do país – participando assim da Assembleia Constituinte. Desde 1989, foi candidato a Presidência da República até se eleger em 2002 – e se reeleger em 2006.
No encerrar de seu mandato, em 2010, teve aprovação popular de 83% – a maior que um Presidente do Brasil já conquistou ao longo de seu mandato. Foi candidato em 2018 a presidência, mas foi preso em abril durante a pré-candidatura – sendo solto em novembro de 2019.