Com o fim do ano se aproximando, o clima natalino começa a pairar pelo ar, nos fazendo ter vontade de maratonar filmes e séries que representam esse fim de ano. Nessa lista, reunimos 5 filmes que representam essa época tão aguardada.
O Natal de Charlie Brown (1965)
O filme, queridinho dos americanos, é uma critica ao capitalismo em volta da data. Apesar de parecer apenas uma crítica quando falado desta forma, a animação acalenta os corações com a linguagem adulta sob o ponto de vista infantil. Está disponível na Apple+.
Sinopse: Quando Charlie Brown reclama sobre o sentido materialista que as pessoas dão ao Natal, Lucy sugere que ele se torne o diretor de uma peça teatral. Charlie Brown aceita, mas o que deveria ser uma lição, acaba se tornando uma experiência frustrante. Agora, ele deverá pedir a ajuda de Linus para aprender o verdadeiro sentido do Natal.
Esqueceram de Mim (1990)
Provavelmente o maior clássico natalino já feito. Apesar de passados 42 anos do primeiro filme da saga que rendeu ao Macauly Culkin uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator em comédia/músical e carreira de sucesso e clássicos do cinema nos anos 90. Está disponível no Disney Plus.
Sinopse: Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin, acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.
Grinch (2000)
Interpretado por um dos maiores comediantes do cinema americano, Jim Carrey, o Grinch é baseado num clássico livro da literatura americana. O filme ganhou o Óscar de melhor maquiagem, chamando atenção pela a caracterização do protagonista. Está disponível no Prime Video, Globoplay, Netflix e Apple+.
Sinopse: O Grinch é uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Quando era criança foi gozado pelos colegas, devido ao seu aspecto. Na escola apaixonou-se por uma garota que consequentemente apaixonou-se também por ele. Por ser humilhado pelos colegas no Natal, fugiu e refugiou-se no alto de uma montanha numa caverna. Odiando o Natal, ele pretende estragar a festa dos moradores da Cidade dos Quem, roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Quem, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito do Natal.
Tudo Bem no Natal Que Vem (2020)
Estrelado por Leandro Hassum, pode ser considerado um dos pontos altos da sua carreira. Misturando comédia e drama, o filme é o maior clássico natalino brasileiro, ainda mais por ter sido lançado em um momento delicado para todos – durante a pandemia de Covid-19. Está disponível na Netflix.
Sinopse: Jorge é um homem rabugento que sempre odiou o Natal e costuma fazer de tudo para evitar as comemorações dessa data. Na véspera do feriado, ele cai do telhado e bate a cabeça. Quando acorda, percebe que está vivendo o Natal do ano seguinte, e continua revivendo diversos Natais em um ciclo interminável.
Natal Sangrento (2019)
Numa levada diferente dos indicados anteriormente, é um filme de terror ambientado no natal. Está disponível na Netflix, Prime Video e Apple+.
Sinopse: Enquanto o Natal se aproxima, o campus de uma universidade fica cada vez mais vazio, com muitos estudantes voltando para as suas famílias. No entanto, algumas garotas de uma irmandade começam a ser assassinadas, uma a uma, por uma figura misteriosa. Mas o matador não suspeitava da capacidade destas alunas em se unirem em busca de vingança.