Alvo de críticas do governo Bolsonaro, a TV Globo teve sua autorização de operação renovada nesta terça-feira (20). Na prática, isso significa que a emissora terá direito de usufruir do sinal público de televisão por mais 15 anos.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, a portaria (que confirma a decisão) será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (21). “Bolsonaro, segundo auxiliares, optou pelo pragmatismo: não quis deixar o ato ser uma decisão de Lula”, escreveu o jornalista.
Anteriormente, em 2020, Bolsonaro havia falado que não renovaria a concessão da emissora: “Globo, não tem dinheiro para vocês. Em 2022… Não é ameaça não. Assim como faço para todo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade, para que você possa ter sua concessão renovada. Se não tiver tudo certo, não renovo a de vocês nem a de ninguém”, afirmou ele em uma live dedicada aos seus seguidores.
Além da TV Globo, Record e Band também já estão devidamente na fila de espera para receberem seus documentos, que agora segue para votação do congresso nacional. Por sua vez, o SBT também já recebeu sua regularização há algumas semanas.
Sem limitações e após decisão final do Congresso, a emissora carioca terá funcionamento regularizado até 2037.