Um dos maiores jogadores de da história do futebol, Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Rei Pelé, morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo, em decorrência de um câncer. O atleta estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein para reavaliar o tratamento quimioterápico do tumor de cólon, diagnosticado há pouco mais de um ano.
Por sua vez, a família do atleta não divulgou detalhes sobre seu velório. Nos últimos dias, uma grande estrutura havia sido montada na Vila Belmiro para recebê-lo.
Pelé é uma figura histórica para o esporte. Em 2000, foi eleito o Melhor Jogador do Século pela FIFA e o Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Foi comentarista esportivo da TV Globo por alguns anos, comentando o título de tetracampeão da Seleção Brasileira em 1994.
Além da carreira esportiva, ele já se aventurou na música, chegando a gravar com Elis Regina e na política, ao ser Ministro do Esporte por 7 anos no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele também chegou a participar de 1 novela e 9 filmes – incluindo dois documentários sobre sua história.
Já sobre a sua carreira esportiva, jogou por mais de uma década na seleção brasileira. É o único jogador da história da Copa do Mundo a ter 3 títulos em seu currículo. Marcou mais de 1300 gols ao longo de sua carreira.
Edson deixa a esposa, Márcia Aoki, e sete filhos.
Pelé inspira e inspirou a maioria dos jogadores que surgiram depois dele. Recentemente, se popularizou um vídeo do jogador fazendo as mesmas jogadas que os maiores craques atuais fazem, evidenciando a inspiração e sua importância para o esporte mais popular do planeta. Veja: