Os 5 melhores álbuns de artistas nacionais de 2022

Foto: Reprodução

Após tempos difíceis para a classe artística, por conta da intensa pandemia vivida nos últimos anos, 2022 foi responsável por trazer dias melhores para os músicos, principalmente, pela volta de shows e turnês. O ano chega ao fim marcado por trabalhos incríveis e com discos responsáveis por consagrarem nomes como João Gomes e Gloria Groove no mercado fonográfico. Dessa forma, listamos os melhores álbuns de artistas nacionais lançados em 2022.

5. Numanice #2 (Ao Vivo) – Ludmilla

Foto: Reprodução

Após o sucesso fenomenal do “Numanice” (2020), Ludmilla repete a fórmula e convida grandes nomes da música brasileira para a continuação do EP de pagode. Com batidas divertidas e refrões que grudam na cabeça, “Numanice #2 (Ao Vivo)” se mostra como uma das melhores produções da cantora carioca. No entanto, o disco, que rendeu para Ludmilla seu primeiro Grammy Latino, não consegue se igualar ao seu antecessor, muito por conta da insistência da namorada de Bruna Gonçalves em letras genéricas, como é o caso da faixa “Maria Joana“.

Destaques: “Maldivas”, “Eu Estive Aqui” e “Meu Desapego”.

4. Digo Ou Não Digo – João Gomes

Foto: Reprodução

Revelado em 2021, João Gomes já conseguiu, nesse pouco tempo, se consolidar como um dos maiores nomes do piseiro. Através do álbum “Digo Ou Não Digo“, o cantor mostra o porquê de ser esse fenômeno do cenário musical nacional. É fascinante a forma que o pernambucano sabe misturar elementos tradicionais da música nordestina com a modernidade, trazendo uma pitada de rap. O disco, apesar de trazer regravações excelentes como “Me Adora“, de Pitty, falha por não saber limitar a quantidade de covers, visto que as inéditas são a melhor parte do projeto.

Destaques: “Dengo”, “Digo Ou Não Digo” e “Não Aceito Mais”.

3. Urucum – Karol Conká

Foto: Reprodução

Urucum” é o primeiro álbum de Karol Conká desde sua turbulenta experiência no “Big Brother Brasil“, a qual ocasionou em um cancelamento da rapper. O disco, produzido por RDD, funciona como uma forma de entendermos melhor as múltiplas personalidades que habitam em Karoline dos Santos de Oliveira. Desse modo, o material, que explora desde gêneros eletrizantes, como o pagodão baiano, até mais calmos, tendo o soul como exemplo, funciona muito bem e se consolida como um dos melhores trabalhos de Conká.

Destaques: “Se Sai”, “Calma” e “Louca e Sagaz”.

2. Gêmeos – Terno Rei

Foto: Reprodução

Depois de lançar três álbuns muito bem recebidos pelo público e pela crítica, a banda de indie rock Terno Rei se reinventa em mais um trabalho. “Gêmeos” te faz sentir como se estivesse de volta aos anos 2000, em uma experiência nostálgica inesquecível. Bem como a sonoridade leve, que remete à MPB, as letras poéticas também chamam atenção no material. Além disso, as discussões promovidas nas faixas do disco sobre a efemeridade são fantásticas.

Destaques: “Dias da Juventude”, “Internet” e “Brutal”.

1. Lady Leste – Gloria Groove

Foto: Reprodução

Em uma grande mistura de ritmos, Gloria Groove se prova como uma artista versátil em seu segundo álbum de estúdio. “Lady Leste” foi lançado no melhor momento da carreira da drag queen, após o sucesso estrondoso de “A QUEDA” e depois de se consagrar como a vencedora do “Show dos Famosos“. Dessa maneira, o sucessor de “O Proceder” exalta a brasilidade através da utilização excelente de gêneros musicais nacionais, como o funk e o pagode. Cheio de personalidade, o disco acerta muito em seus featurings e se destaca pela pluralidade instrumental.

Destaques: “A QUEDA”, “SFM” e “LSD”.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas