“Arlindo”: A HQ brasileira que conta a história de descoberta de um gay nordestino 

Foto: Divulgação

Em 2019, de forma despretensiosa, a quadrinista Luiza de Souza começou a fazer postagens em suas redes sociais da trama de Arlindo. No entanto, a história de autodescoberta de um garoto nordestino gerou identificação em milhares de pessoas. Isso fez, posteriormente, com que a webcomic fosse lançada pela editora Seguinte. Dessa forma, dois anos após viralizar na internet, a história em quadrinhos ganhou sua versão física.

Ambientada no Rio Grande do Norte, “Arlindo” chama a atenção por trazer tantas referências da cultura nacional e dos anos 2000 na narrativa. Dessa forma, a religiosidade, expressões nordestinas, personagens autênticos, ambientes como locadoras de filmes e até canções de Sandy & Júnior e Pitty fazem parte do enredo construído por Ilustralu. É impressionante como a autora foge de estrangeirismos na HQ. Uma prova disso é que não há nada mais original e brasileiro do que o nome do protagonista.

O vencedor do CCXP Awards na categoria “Melhor Quadrinho” nos toca por contar, de uma forma tão sensível, a história de diversas pessoas LGBTQIA+ do nordeste do país. Assim, Arlindo, um jovem sensível e amoroso, acaba ouvindo frases terríveis de seu pai, como: “Vira homem e “Toma jeito de macho“. É emocionante acompanhar a caminhada de autodescoberta do garoto, a qual se torna ainda mais agradável com a fluidez de diálogos e os traços cativantes, característicos da ilustradora.

Apesar de passar por problemas, o protagonista nunca perde seu brilho e transforma a vida de quem ele cruza. Mesmo, em alguns momentos, se submetendo aos clichês de tramas adolescentes, o enredo ainda se torna empolgante. Desse modo, as duzentas páginas da graphic são, facilmente, lidas de uma vez só.

Sinopse de “Arlindo”

Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.

Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo ― o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.

Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas