Quase 15 anos após o lançamento do aclamado filme A Rede Social, o roteirista Aaron Sorkin confirmou oficialmente que uma sequência está em desenvolvimento. A informação é do Deadline.
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Desta vez, além de assinar o roteiro, Sorkin também assume a direção do projeto, que será produzido pela Sony Pictures.
O novo longa promete explorar as consequências reais do Facebook na sociedade, com foco em temas como desinformação, saúde mental e o atentado ao Capitólio dos Estados Unidos, ocorrido em 6 de janeiro de 2021.
Diferente do primeiro filme, que narrava a criação do Facebook e os conflitos pessoais de seu fundador, Mark Zuckerberg, A Rede Social Parte II tem como inspiração a a série de reportagens intittulada “The Facebook Files”, publicada pelo Wall Street Journal.
Os documentos internos da empresa revelaram como a plataforma ignorou deliberadamente os impactos negativos em seus usuários, especialmente entre adolescentes, e como seus algoritmos podem ter alimentado discursos de ódio e teorias da conspiração.
Aaron Sorkin, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro por A Rede Social, agora também dirige a sequência. Ele se junta aos produtores Todd Black, Peter Rice e Stuart Besser. Segundo o cineasta, a ideia da nova história nasceu de sua preocupação com o papel do Facebook na radicalização política e na erosão da democracia. Em 2021, Sorkin já havia afirmado que a rede social tinha “culpa direta” no ataque ao Capitólio.
Elenco original pode retornar
Inicialmente, ainda não há confirmação sobre o elenco de ‘A Rede Social 1’, mas Jesse Eisenberg, que interpretou Zuckerberg no filme original, já se mostrou disposto a voltar. No entanto, em entrevistas recentes, o ator afirmou que “faria qualquer projeto” com Sorkin novamente.
Lançado em 2010, A Rede Social (The Social Network) foi um dos filmes mais aclamados da década. Além disso, dirigido por David Fincher e com roteiro de Aaron Sorkin, o longa retrata a criação do Facebook e os conflitos em torno do fundador Mark Zuckerberg.
Com orçamento estimado em US$ 40 milhões, A Rede Social obteve aproximadamente US$ 97 milhões nos Estados Unidos e US$ 224 milhões no mundo todo.
Contudo, o longa que aborda os bastidores do Facebook foi amplamente elogiado pela crítica especializada. No Rotten Tomatoes, mantém uma taxa de aprovação de 96%. No Metacritic, recebeu uma pontuação de 95/100, sendo classificado como obra de “aclamação universal”.