Além de Anitta, saiba quais brasileiros já foram indicados ao Grammy
today15 de novembro de 2022
Foto: Reprodução/Internet
Além de Anitta, indicada este ano à “Best New Artist” ao Grammy 2023, diversos artistas brasileiros também já foram indicados ao Óscar da indústria musical. Diversos artistas já foram indicadas as categorias principais e secundárias do Grammy.
Laurindo de Almeida. Imagem: Divulgação | Spotify
Laurindo de Almeida, violonista e compositor paulistano, foi o primeiro brasileiro a ser indicado na premiação e o mais vitorioso. Ao longo da vida, foi indicado 4 vezes ao Grammy, vencendo três vezes – em 1958, por Melhor Engenharia de Álbum Clássico, e em 1961, por Melhor Performance Instrumental de Solista sem Orquestra e Melhor Performance de Música de Câmara. Além disso, foi indicado em 1960 por Melhor Performance Instrumental de Solista.
João Gilberto, um dos mestres da música brasileira, foi indicado por duas vezes em 1965 – nas categorias Melhor Performance Pop Masculina, vencendo a categoria de “Álbum do Ano”.
Astrud Gilberto. Imagem: Divulgação.
Astrud Gilberto foi indicada Artista Revelação, assim como Anitta, e na categoria “Melhor Performance Feminina Pop” com a versão em inglês de Garota de Ipanema, que venceu como Gravação do Ano.
Elmir Deodato venceu em 1973 a categoria de Melhor Performance Pop Instrumental e foi indicado em 1974 na categoria Best New Artist.
Bidú Sayão e Heitor Villa-Lobos venceram, em 1984, o Hall da Fama Internacional com “Bachianas Brasileiras Nº 5”.
Sérgio Mendes venceu como Melhor Álbum de Música do Mundo, com o álbum “Brasileiro”.
Tom Jobim também foi indicado em 1965 como Artista Revelação e venceu, em 1996, como Melhor Álbum de Jazz Latino com o álbum “Antonio Brasileiro”.
Milton Nascimento. Imagem: Fernando Priamo.
Milton Nascimento foi indicado duas vezes da categoria de Melhor Álbum de Música do Mundo, em 1995 e 1998 – vencendo pela segunda vez com o álbum “Nascimento”.
Caetano Veloso venceu, em 2000, na categoria que teve mais brasileiros indicados no Grammy: Melhor Álbum de Música do Mundo.
Gilberto Gil venceu, em 2002, na categoria Melhor Álbum Contemporâneo de Música do Mundo.
Eliane Elias venceu dois anos seguidos a categoria Melhor Álbum de Jazz Latino (2016 e 2017).
Diego Figueiredo e Cyrelle Aimeé foram indicados, em 2020, a Melhor Arranjo Instrumental com Acompanhamento de Voz com a música “Marry Me a Little”.
Thalma de Freitas, também em 2020, foi indicada a Melhor Álbum de Jazz Latino.
Comentários da publicação (0)