Anvisa aprova vacina e medicamento contra Varíola dos Macacos

Imagem: Phil Nijhuis | ANP | AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com base nos dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA), aprovaram a liberação do uso do medicamento tecovirimat e da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos (monkeypox).

A dispensa temporária e excepcional é aplicada apenas ao Ministério da Saúde, com validade de seis meses – se não for revogada pela Anvisa. Segundo a OMS, o imunizante já está aprovado no Canadá, nos EUA e na União Europeia.

O medicamento Tecovirimat tem a concentração de 200 mg, na forma farmacêutica cápsula dura, uso oral, prazo de validade de 84 meses e indicado para o tratamento de doenças causadas por Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.

Já a Vacina Jynneos/Imvanex é um imunizante da empresa Bavarian Nordic A/S, fabricado na Dinamarca e Alemanha. Vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.

Sobre a doença no país, segundo o Ministério da Saúde, tem mais de quatro mil casos registrados – de casos suspeitos, era de 4.653. Até um momento, o país tem apenas uma morte registrada pela doença.

“Na América Latina em particular, a conscientização insuficiente e falta de medidas de saúde pública estão se somando com uma falta de acesso às vacinas para combater as chamas do surto”, comenta Tedros Adhanom, presidente da OMS.

Sair da versão mobile