No mês de julho, a venda de preservativos com sabor dispararam na Índia. O motivo? Para efeitos alucinógenos. Os adolescentes tem fervido os preservativos e bebendo como chá.
Segundo o canal indiano News-18, a descoberta aconteceu devido a curiosidade de um vendedor de Durgapur, acerca do aumento de vendas deste tipo específico de preservativo. O vendedor perguntou a um dos adolescente que comprava o produto, que lhe respondeu que usava para se embriagar.
Uday an Basak, pesquisador em química de polímeros, afirma que é possível se drogar desta forma, por conta dos elementos presentes na fabricação do produto – apesar de não se ter comprovação científica.
“Acredita-se que o etilenoglicol, um tipo de álcool, é produzido quando o poliuretano se decompõe após ferver os preservativos com sabor em água e mantendo-os de lado por seis a oito horas”, disse o pesquisador em entrevista para a Vice.
Acerca da sensação, ela gera euforia e é alucinógena por alguns minutos. Porém, ela também gera efeitos colaterais como vício e intoxicação. Em comparativo, tem o efeito semelhante a cheirar cola.
“Se consumidor repetidamente, afeta negativamente os pulmões e os rins, além de prejudicar o sistema nervoso do corpo”, afirma a intoxicação e o vício. A consultora de medicina interna em Calcutá, Joydeep Ghosh.