Crítica: MasterChef Creators acerta na linguagem digital, mas falta tempero na publi

Minitemporada do reality é apresentado por Edu e Fih, do Diva Depressão
MasterChef Creators
Foto: Reprodução/YouTube – MasterChef

A minitemporada MasterChef Creators estreou em 6 de maio no canal do YouTube da versão brasileira do MasterChef Brasil e mostra, definitivamente, que a franquia sabe se atualizar: coloca influenciadores do ramo no centro da cozinha e adapta ritmo, linguagem e formato para a era dos cortes rápidos.

A apresentação leve e espirituosa de Edu e Fih, do Diva Depressão, soma à proposta — a dupla imprime humor sem tirar o foco da competição, mantendo o clima descontraído que a internet pede. Além disso, vale destacar o primor da edição, que incluiu efeitos sonoros característicos do público que já acompanha o canal dos dois influenciadores.

Diferente de produções que enfiam influenciadores sem qualquer propósito em seus produtos, aqui somos impactados pela história e pelo amor a culinária de cada um dos seus participantes, que também são criadores de gastronomia, dos mais diversos locais do país com histórias que acrescentam enredo aos episódios.

A seleção de participantes e a montagem dinâmica revelam sintonia com o público online, e o programa acerta novamente ao levar o formato do YouTube para a tela da Band.

Faltou tempero?

Não há como negar que o programa tropeça feio na hora de vender. As inserções publicitárias soam forçadas na voz dos jurados, quebram o ritmo e destoam da leveza proposta — parece que os chefes estão lendo um script comercial.

O publi de passagens aéreas não conversa com o conteúdo que não explica nem o que é “milhas” para seu público leigo. Há um leve esforço dos envolvidos para garantir uma certa simpatia na hora de citar os enormes benefícios da marca. mas o que era pra ser simples, interrompe o programa.

Neste quesito a única parte positiva é o casal de apresentadores, pela experiência vasta, consegue entregar a publicidade de forma menos engessada, embora haja uma criteriosa e meia dúzia de palavras obrigatórias em seus roteiros.

MasterChef Creators é um ótimo passo em direção ao futuro da franquia, mas ainda precisa entender que, no digital, autenticidade é o ingrediente principal. Quando a publicidade deixar de ser um corpo estranho no prato, a receita vai deslanchar.

No jornalismo, uma crítica é um gênero opinativo onde um autor analisa, interpreta e avalia obras culturais, como filmes, músicas, peças ou programas, com base em critérios técnicos e subjetivos. A opinião não representa, necessariamente, a posição editorial da UpdateCharts.

MasterChef Creators

MasterChef Creators
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MasterChef Creators é uma adaptação inteligente da franquia para a linguagem da internet, com edição ágil, elenco conectado ao público online e apresentação leve de Diva Depressão. No entanto, a experiência é prejudicada por um roteiro engessado nas inserções publicitárias, que soam artificiais e quebram o ritmo do programa. Falta naturalidade na entrega dos publis, que destoam da proposta descontraída. O formato tem potencial, mas ainda precisa encontrar equilíbrio entre entretenimento e publicidade.
MasterChef Creators é uma adaptação inteligente da franquia para a linguagem da internet, com edição ágil, elenco conectado ao público online e apresentação leve de Diva Depressão. No entanto, a experiência é prejudicada por um roteiro engessado nas inserções publicitárias, que soam artificiais e quebram o ritmo do programa. Falta naturalidade na entrega dos publis, que destoam da proposta descontraída. O formato tem potencial, mas ainda precisa encontrar equilíbrio entre entretenimento e publicidade.
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