As incríveis “Guerreiras do K-pop” que estão dominando as paradas fazem parte de um grupo fictício de uma animação da Netflix. E como surgiu esse sucesso todo? Simples: com integrantes cativantes, músicas chicletes que grudaram na cabeça das pessoas e uma forte fanbase global – não tinha como ser diferente, o sucesso foi imediato. A música Golden ficou no Top 10 da Hot 100 da Billboard. Isso é um feito e tanto! O grupo feminino vem quebrando recordes, um atrás do outro.
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O que motivou o apelido “Guerreiras do K-pop”?
HUNTR/X é o nome oficial do grupo fictício apresentado no filme, composto por três integrantes: Rumi, Mira e Zoey. As meninas levam uma vida dupla a principal, em que são estrelas famosas do K-pop, e a outra, como caçadoras de demônios.
E por que o apelido “Guerreiras do K-pop”? Esse nome surgiu porque elas são caçadoras de demônios em segredo e também por serem um grupo feminino de sucesso no K-pop. A estética do filme foi baseada em webtoons e manhwas (quadrinhos coreanos), o que deixa claro por que o nome “Guerreiras” foi escolhido.
Apresentação das integrantes do grupo HUNTR/X – Guerreiras do K-pop:
Rumi: é a vocalista principal do grupo. A voz é cantada por EJAE, e quem dubla a personagem é Arden Cho. Rumi é a integrante mais empenhada do grupo, com seu forte desejo de concluir a missão do Honmoon e acabar com os demônios. Rumi, infelizmente, esconde um segredo de seu trio, que tem uma ligação com os demônios, mas ela faz de tudo para esconder esse lado, não expondo suas marcas. Mas, com os Saja Boys chegando, essa missão pode acabar ficando mais difícil de se concluir.
Mira: sendo a visual e líder do grupo, tem a voz cantada pela cantora Audrey Nuna e dublagem por May Hong. Mira é a integrante blasé e mais fechada do grupo. Após ter se rebelado por problemas familiares, ela foi em busca do seu próprio caminho e se tornou uma estrela do K-pop e uma caçadora. Mesmo com um perfil mais carrancudo, Mira tem muitas inseguranças e medos, e isso vai sendo mostrado para o espectador ao longo da animação.
Zoey: é a rapper e maknae (mais nova) do HUNTR/X, com a voz cantada por Remi e dublada por Ji-Young. Zoey é a personalidade mais doce das três. Ela traz leveza e diversão para o grupo, levando consigo uma energia surreal, e isso é mostrado nas apresentações. Ela é a letrista que compõe as músicas e ajuda no processo criativo. E, mesmo sendo a que apresenta um perfil mais suave, é extremamente eficaz nas batalhas contra os demônios.
HUNTR/X faz história ao liderar charts globais e redefine o pop sul-coreano
No dia 20 de junho, tivemos o lançamento da animação K-pop Demon Hunters (Guerreiras do K-pop), e esse foi o ponto inicial de um grande sucesso que estaria por vir. O filme conquistou o público rapidamente, principalmente os fãs de K-pop. A animação é divertida, engraçada e hipnotizante. Não poderia ser diferente: logo, as pessoas começaram a se interessar pela trilha sonora. E foi aí que a fanbase começou a ganhar força.
A faixa mais ouvida da trilha sonora é Golden, e o impacto está sendo gigantesco. Idols de K-pop como Jungkook e Jimin, do BTS, já apareceram em lives ouvindo a música. O impacto é real, e a música está até mesmo sendo viralizada no TikTok.
Apesar de estarmos falando de um grupo fictício, as Guerreiras do K-pop ultrapassaram barreiras ao atingir patamares surreais. HUNTR/X conseguiu um feito histórico ao alcançar o Top 10 da Billboard Hot 100. A última vez que vimos algo parecido foi há 16 anos, com a personagem fictícia Hannah Montana, interpretada pela cantora e atriz Miley Cyrus. O sucesso de Golden é estrondoso, cantada pelas vozes das talentosas Audrey Nuna, EJAE e Rei Ami. A música continua recebendo críticas positivas pelos vocais cativantes e pela letra inspiradora, que fala sobre coragem.
A importância de uma fanbase que impulsionou o grupo a um novo patamar
A fanbase das HUNTR/X foi essencial para alavancar o sucesso mundial do grupo. Mesmo sendo um grupo fictício, isso não impediu que as pessoas se apegassem aos personagens e às suas músicas. Com um fandom forte, os fãs de K-pop foram os principais responsáveis por viralizar edits do filme e colocar a trilha sonora no topo das paradas musicais.
Um dos principais efeitos foi o #GoldenChallenge no TikTok. A dança viralizou na plataforma, fazendo milhares de fãs postarem suas coreografias, até mesmo idols famosos.
O que ajudou ainda mais no engajamento foram as teorias dos fãs nas redes sociais, associando os personagens a idols da vida real, o que mais tarde foi confirmado pelos produtores como inspiração. Sendo assim, o fenômeno das Guerreiras do K-pop é real, e a cada dia fica mais forte.
Quais foram as estratégias de marketing utilizadas?
A animação utilizou várias estratégias para atingir o público. A equipe trabalhou bastante na divulgação do filme e na criação de uma trilha sonora com músicas originais. Além disso, convidou artistas do K-pop para interpretar as músicas. A faixa Takedown foi cantada por Jeongyeon, Jihyo e Chaeyoung, do grupo sul-coreano TWICE, e também contou com produtores renomados da indústria, como Teddy Park, que produz as canções do BLACKPINK.
E, claro, a estética visual do filme contou muito para que a obra se tornasse um sucesso. Utilizando elementos da cultura coreana e do pop, com uma aparência tridimensional, tudo isso contribuiu para que os espectadores ficassem vidrados na trama.
Muito mais que um grupo feminino fictício
O filme K-pop Demon Hunters está tendo um alcance e impacto gigantescos, ampliando a cultura coreana para diferentes públicos. No mundo da moda, isso pode ser observado com pessoas na internet replicando os visuais das integrantes do grupo, tanto nas roupas quanto nas maquiagens diferenciadas, com delineados holográficos. A explosão nas redes sociais não poderia ser diferente: fãs criando coreografias, fanarts e conversas sobre a mensagem que o filme transmite.
Na indústria do K-pop, é comum ver grupos femininos com conceitos fofos e sensuais. As HUNTR/X vieram para mudar isso, mostrando um lado mais forte e protagonista, ensinando a ter coragem e a serem destemidas. Isso trouxe uma forte representação feminina, que está sendo elogiada pela mídia.
E, por fim, a pergunta que não quer calar: teremos o lançamento da sequência do filme? Sabemos que a obra tem potencial para uma continuação, mas a Netflix e a Sony Pictures não confirmaram nada por enquanto. Porém, não descartam essa possibilidade, visto que a animação teve uma recepção positiva.