play_arrow
UpdateFM
today15 de julho de 2025
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Procuradoria‑Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal no fim da noite desta segunda-feira (14) a condenação do ex‑presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.
O pedido, com 517 páginas, fez parte das alegações finais do inquérito que investiga o núcleo do ex‑presidente por plano de ruptura institucional, conforme apontado em manifestações da PGR
A PGR ainda reforça que Bolsonaro teria liderado um grupo armado com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral, atacar instituições democráticas e articular medidas de exceção para manter-se no poder. Caso condenado, as penas somadas podem ultrapassar 40 anos em regime inicial fechado.
A PGR também requer a condenação de diversos ex‑ministros, militares e aliados por crimes semelhantes:
Contundo, após o envio das alegações finais, o ex‑ajudante Mauro Cid terá 15 dias para apresentar seu memorial. Em seguida, os demais réus disporão do mesmo prazo simultaneamente para suas alegações – o prazo se encerra em meados de agosto. Finalizada essa fase, a Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, analisará o mérito das acusações e poderá marcar o julgamento, possivelmente em setembro.
🚨 AGORA: PGR solicita ao STF a CONDENAÇÃO de Jair Messias Bolsonaro por TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO. pic.twitter.com/QVFAGR8gYP
— UpdateCharts (@updatecharts) July 15, 2025
Escrito por Wellison Sales
Entretenimento, Celebridades, Música e Cultura Pop.
TODOS DIREITOS RESERVADOS A UPDATECHARTS © 2016-2025