Sabrina Carpenter: como a artista se tornou um fenômeno global?

Sabrina Carpenter surgiu na internet pela primeira vez em meados de 2009, com apenas 10 anos de idade. Ela começou a postar vídeos no YouTube, o mais conhecido deles sendo o cover da música “Picture to Burn“, de Taylor Swift. Os pais de Sabrina sempre a incentivaram a cantar – o pai dela até mesmo fez um mini estúdio para que ela pudesse seguir seu caminho artístico. Nesse mesmo ano, a cantora participou de um concurso chamado “The Next Miley Cyrus Project“, conseguindo ficar em terceiro lugar. O carisma e charme de Sabrina são destaques desde pequena.

Leia mais: Hyunjin do Stray Kids: colabora em novo single de d4vd ”Always Love”

A cantora, quando mais nova, sempre expressava seu desejo de cantar e também atuar. Foi no ano de 2011 que ela conseguiu fazer uma pequena participação na série Law & Order. Em 2012, teve aparições em algumas séries e filmes, mas ainda não era nada que a deixasse conhecida por fazer tal personagem. Sua carreira de atriz começou a deslanchar de fato em 2014, quando Sabrina deu vida à personagem Maya Hart, de Girl Meets World (2014–2017).

Sabrina Carpenter lança seu primeiro álbum: Eyes Wide Open

No ano de 2014, Sabrina iniciou sua vida musical, lançando seu primeiro single, Can’t Blame a Girl For Trying, que alcançou a posição #16 na parada americana Billboard Heatseekers. No ano seguinte, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, Eyes Wide Open, que conseguiu vender 12 mil cópias em sua primeira semana de estreia. Parece muito, né? Mas era apenas o começo de uma trajetória brilhante. Mesmo com pouco tempo de carreira, a cantora já conseguia chamar a atenção do público com seus vocais angelicais e potentes e, claro, seu magnetismo.

Em 2016, estreou seu novo álbum, EVOLution, que tem uma pegada um pouco mais madura do que seu projeto anterior, já mostrando a transição da artista. A faixa Thumbs é um dos seus maiores sucessos até hoje, tendo atingido o número 1 na Bubbling Under Hot 100 da Billboard.

Os trabalhos da loirinha não param por aí. Em 2020, ela foi escalada para participar da peça da Broadway do musical Mean Girls, sendo a protagonista, Cady. Porém, em março de 2020, antes da estreia, a pandemia chegou e, infelizmente, o musical teve que ser adiado. Em 2021, foi anunciado que a peça havia sido cancelada. Mas Sabrina continuou trabalhando e estrelou o filme Work It (Dançarina Imperfeita). Além de atuar, ela também foi produtora executiva.

Quando tudo começou a mudar

É notório que artistas que vêm da Disney enfrentam limitações na liberdade artística por conta da gravadora – Sabrina era uma delas. Em 2021, tudo mudou quando ela assinou com outra gravadora, o que lhe permitiu trabalhar em projetos mais maduros, deixando para trás a imagem de “garota da Disney”.

Com isso, em 2022, Sabrina entrou em uma nova era e lançou seu mais novo trabalho: Emails I Can’t Send. O álbum foi bem recebido pelo público, rendendo hits para a artista. O mais famoso deles, Feather, alcançou a posição #21 na Billboard Hot 100 – foi a primeira música dela a entrar no top 40 dessa parada.

Sabrina é convidada para abrir os shows da The Eras Tour

Um marco muito importante na carreira de Sabrina foram os shows de abertura da The Eras Tour. Apesar de a cantora já ser conhecida e ter bons anos de carreira, acredita-se que essas apresentações lhe renderam ainda mais atenção e novos fãs. Sabrina sempre foi fã de Taylor Swift desde mais nova; ser convidada para cantar em seus shows foi um momento único e especial. Em uma entrevista, ela diz: “É a realização de um sonho de infância.”

A The Eras Tour foi uma das maiores turnês do mundo, faturando cerca de 2,07 bilhões de dólares. Portanto, foi uma oportunidade incrível para Sabrina mostrar seu talento para ainda mais pessoas ao redor do mundo.

Imagem: reprodução/internet

A grande virada com os hits Espresso e Please Please Please

É visível como a fama de Sabrina ganhou mais força e visibilidade após suas apresentações na The Eras Tour. Foi o ano em que ela se consolidou como uma grande artista pop. A cantora iniciou o ano de 2024 com o pé direito – de fato, o melhor ano da carreira dela. Em 11 de abril, ela lançou Espresso, seu hit estrondoso que rapidamente ficou na boca do povo. Com uma letra chiclete e simples, e um clipe divertido e a cara do verão, Sabrina conquistou o mundo. A faixa atingiu a 3ª posição na Billboard Hot 100.

Mas esse ainda não era o auge. Em 6 de junho de 2024, ela lançou Please Please Please, com participação do ator Barry Keoghan. A música rendeu seu primeiro número 1 na Billboard Hot 100 – um momento inesquecível. O clipe da faixa é inspirado nos filmes de Tarantino e rapidamente chamou atenção do público pela letra e pela estética.

Seu sexto álbum, Short n’ Sweet, foi lançado no dia 23 de agosto. E não foi diferente: o sucesso foi garantido, reafirmando como a cantora de fato estava no topo do mundo. Seus videoclipes ganharam muito destaque pelo storytelling e, além disso, Sabrina conquistou o público por ser engraçada e divertida. Seu sucesso bombástico é fruto de esforço e trabalho duro. Após dez anos de carreira, Sabrina estava finalmente recebendo o reconhecimento que sempre mereceu desde o início.

Em setembro, ela iniciou sua turnê Short n’ Sweet Tour, que vem sendo um sucesso de vendas desde então.

Quais os próximos passos da nova estrela do pop?

A loirinha ainda está em turnê, mas os Carpenters já foram contemplados com o novo single Manchild. A nova canção possui elementos de pop e synthpop, com uma vibe mais sarcástica e divertida – aquilo que só a Sabrina sabe fazer. E tem mais surpresas por aí: a artista divulgou em suas redes sociais que, no dia 29 de agosto de 2025, lançará seu mais novo álbum, Man’s Best Friend, disponível em todas as plataformas de streaming.

Autor

Sair da versão mobile