A série “Histórias de Quase Amor pra Quem Tem Pressa”, sucesso nas redes e fenômeno entre o público jovem, conquista cinco indicações no Rio Webfest, um dos principais festivais de produções digitais do país. O projeto, criado e estrelado por Amanda Azevedo e Felipe Souza, aposta em um formato vertical, com episódios curtos de até três minutos, que misturam comédia romântica, estética retrô e reflexões sobre os amores contemporâneos, rápidos, intensos e cheios de “quases”.
Com mais de 6 milhões de visualizações orgânicas, a série acompanha Rita e Roberto, dois jovens que se conhecem por acaso em uma loja de vinil e vivem um quase romance cheio de clichês dos quais tentam escapar. Inspirada na pressa de se apaixonar e se desapegar da geração atual, a narrativa reflete sobre conexões modernas que contrastam com uma atmosfera vintage e poética.
As indicações no festival incluem categorias como Melhor Websérie de Comédia, Melhor Microssérie, Melhor Websérie Vertical, Melhor Direção e Melhor Atriz de Comédia (Amanda Azevedo). Para a atriz, o reconhecimento simboliza um marco importante: “Foi uma felicidade imensa, acredito que principalmente em projetos independentes, cada passo precisa ser celebrado. Essas indicações são a confirmação de que a história que contamos é potente. Além de ver um super público engajado na nossa narrativa, ter um festival reconhecendo o projeto, é o pacote completo”.
A atriz e criadora destaca que o sucesso da série é fruto de um trabalho completamente autoral e colaborativo: “Eu e o Felipe participamos de todas as etapas da criação e produção da série, sempre atentos a cada detalhe, do roteiro à direção, figurino, trilha e edição. Isso faz com que a gente consiga tomar as melhores decisões para que tudo contribua com o resultado final, que hoje felizmente está sendo muito valorizado. Além de ter parceiros incríveis, como o Adam Maskot, que está nas lentes captando tudo lindamente”.
Além do destaque da série, Amanda também celebra sua indicação como Melhor Atriz de Comédia, um reconhecimento que ela considera especialmente significativo. “A verdade é que no fim do dia, eu construo todas essas histórias para a minha atriz, é ela que me conduz. Então ser reconhecida justamente nessa categoria tem um sabor ainda mais especial. A comédia sempre foi um gênero muito natural para mim, desde pequena, e onde eu tenho muitas referências”, completa.
Amanda lembra que, embora acreditasse no potencial do projeto, não imaginava a dimensão que ele tomaria. “Eu sabia que estávamos fazendo uma série diferenciada, mas não imaginava que Rita e Roberto seriam essa explosão de identificação e repercussão. A ideia inicial era ter episódios com histórias independentes e variadas, mas o público, e nós, nos apaixonamos tanto por eles que não teve como não continuar.” Hoje, ela revela que o sucesso abriu portas para novas possibilidades: “A gente segue preparando voos ainda mais altos para esses dois, que continuam abrindo caminhos empolgantes para nós, de parcerias e formatos”.
Sobre o papel do Rio Webfest no cenário audiovisual, Amanda reforça a importância do festival para criadores independentes e novas narrativas. “O festival tem um papel fundamental. Meu primeiro projeto autoral, lá em 2020, foi selecionado no Rio WebFest, e aquilo foi o empurrão que eu precisava pra continuar acreditando, me aperfeiçoando e criando coragem de colocar cada vez mais minhas histórias no mundo. Sei que existem muitos artistas com ideias engavetadas, cheios de coisas pra dizer, mas que às vezes só precisam de um espaço como esse para os motivarem.”
“Histórias de Quase Amor pra Quem Tem Pressa” se tornou um fenômeno nas redes, com fãs que “shippam” os personagens, pedem continuação e clamam por beijo. A repercussão já inspira pedidos por um longa, livro ou nova temporada, o que o duo encara com entusiasmo. “O nome deixa aberto para muitas histórias, e essa sempre foi a ideia: fazer um ‘Modern Love’, porém com o nosso jeitinho, mais intenso, desajustado, apressado, como são os amores reais. Hoje, temos comentários com milhares de curtidas pedindo mais, e isso é muito poderoso. Queremos continuar, porque ainda há muito caldo pra contar e um público sedento por mais”, finaliza Amanda
Os episódios da série estão disponíveis no TikTok (Assista aqui), e no Instagram (Assista aqui).