Trump pode barrar brasileiros na Copa do Mundo de 2026, diz jornalista

Donald Trump, sentado em uma mesa no Salão Oval da Casa Branca, veste terno azul e gravata vermelha enquanto segura uma pasta preta. Ele está com os olhos semicerrados, aparentando falar ou reagir a algo. Ao fundo, há bandeiras oficiais e um grande emblema dourado da Força Espacial dos EUA. Sobre a mesa, há papéis, um telefone e um porta-canetas.

Foto: The White House

Uma possível crise diplomática pode afetar torcedores brasileiros na Copa do Mundo de 2026, sediada nos EUA, México e Canadá. Segundo o jornalista Lourival Sant’Anna, da CNN Brasil, o presidente Donald Trump avalia suspender vistos para brasileiros durante o Mundial.

A informação surge em meio ao agravamento das tensões entre os dois países. Nesta quarta-feira (30) o governo dos EUA sancionou ministros do Supremo Tribunal Federal com base na Lei Magnitsky, acusando-os de violar direitos humanos. A resposta do presidente Lula veio em tom duro, classificando a atitude como “inaceitável interferência externa”.

Na ordem, em que se impõe a tarifa, declara-se que: “sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA) e estabelece uma tarifa adicional de 40% para lidar com as políticas e ações incomuns e extraordinárias do governo do Brasil que prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos, a política externa dos EUA e a economia dos EUA”.

Além disso, o governo Trump impôs um tarifaço de até 50% sobre produtos brasileiros e anunciou sanções pessoais contra o ministro Alexandre de Moraes. A ofensiva, segundo a CNN, inclui agora a possibilidade de restrições diretas aos cidadãos, afetando o turismo esportivo e a presença de brasileiros na Copa.

Autor

  • Jornalista e analista de SEO. Escreve sobre tendências e entretenimento desde 2022 com passagens por RedeTV!, Record e Portal Trend.

Sair da versão mobile